Mesmo sem ter uma boa atuação e sofrendo pressão até o fim, o Juventude conseguiu se recuperar na Série D do Campeonato Brasileiro. Após ter sido derrotado na estreia pelo Metropolitano, em Blumenau (SC), a equipe de Luiz Carlos Martins passou, com muito sofrimento, pelo Brasil-Pe e fez 1 a 0, no Estádio Alfredo Jaconi, na tarde deste domingo, pela segunda rodada da competição. Com o resultado, o time alviverde marcou os primeiros três pontos no Grupo 8. A equipe pelotense segue com apenas um ponto na chave.
O primeiro tempo foi muito equilibrado. O Juventude começou tomando a iniciativa, mas quem criou a primeira oportunidade de perigo foi o Brasil-Pe. Aos 10 minutos, Alex Amado recebeu de Dione no meio da zaga, ficou na cara de Follmann, mas chutou fraquinho e desperdiçou. Aos 18, foi a vez de o Ju chegar forte. Cruzamento da direita de Cícero, Zulu bateu de primeira, mas fraco. A bola passou à esquerda de Luiz Müller.
A partir daí, o Juventude passou a insistir nos levantamentos para a área, na tentativa de encontrar Zulu, mas a zaga do Brasil quase sempre levou vantagem. Quando colocou a bola no chão, chegou ao gol. André Ribeiro se atrapalhou na saída de bola, Jonatas Belusso se aproveitou, avançou pela esquerda e foi deslocado na área. O árbitro Roger Goulart marcou o pênalti, muito questionado pelo Brasil. O próprio Belusso cobrou, com perfeição, deslocando Luiz Müller, aos 37 minutos, abrindo o placar.
O Juventude seguiu tomando a iniciativa no início do segundo tempo. Logo aos cinco minutos, Belusso recebeu de Nem e bateu forte. Luiz Müller defendeu antes da chegada de Zulu. A resposta do Brasil foi rápida. Em cobrança de escanteio, Tiago Saletti cabeceia rente ao poste de Follmann. Aos nove, Marcos Denner recebe com liberdade, divide com Follmann e a bola passa perto do travessão. Em seguida, foi a vez do Ju ameaçar. Francisco Alex avançou pela esquerda e mandou um foguete, que explodiu na trave.
O Brasil voltou com força no ataque em seguida. Denner, de novo, recebeu livre e bateu forte. A bola explodiu na rede, mas pelo lado de fora. Aos 17, o zagueiro André Ribeiro foi expulso por falta violenta em Alex Telles. No entanto, mesmo com um a menos, o time pelotense seguiu perigoso, apesar de o Ju ter criado boas chances com Rafael Pereira e Alan, ambos na cara de Luiz Müller.
A partir do 30, o Brasil tentou partir para os contra-ataques, mas foi o Ju quem mais ameaçou. Primeiro, em um belo chute de Marcel, que explodiu no travessão. Depois, Alex Telles arriscou um chutaço da entrada da área, em diagonal, que Luiz Müller defendeu. No entanto, no final, o time pelotense foi para a pressão e, por pouco, não buscou o empate, mesmo com um jogador a menos.
Primeira vitória
Juventude vence Brasil-Pe e se recupera na Série D do Brasileiro
Alviverde fez 1 a 0 no Alfredo Jaconi e subiu a quatro pontos no Grupo 8
Daniel Angeli
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project