Era para ser praticamente o jogo do acesso do Esportivo. Uma vitória encaminharia o retorno à elite do futebol gaúcho e a classificação matemática poderia vir até neste domingo, mas houve um apagão na Montanha dos Vinhedos. Depois de largar na frente em casa, a equipe de Bento Gonçalves levou a virada de 2 a 1 do União Frederiquense, na noite deste sábado, e deixou a briga no quadrangular decisivo da Divisão de Acesso em aberto.
Com sete pontos, o Esportivo poderia chegar a 10 e dependeria do empate entre Passo Fundo e Guarany-Cam, às 15h deste domingo, no Estádio Vermelhão da Serra, para garantir vaga no Gauchão 2013. Não deu. O acesso foi adiado. Bom para o União e os outros dois concorrentes, que seguem na briga. Se o Guarany vencer nesta rodada, três equipes ficam com sete pontos. Se der Passo Fundo, dois lideram com sete e dois correm atrás com quatro.
No jogo desta noite, o Esportivo abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo. Rafael Bittencourt cobrou falta da direita, e Victor nem precisou pular para mandar a bola de cabeça para a rede: 1 a 0. Antes disso, aos 32, o zagueiro Vinícius, do União, obrigou o goleiro Fabiano a uma grande defesa. Porém, no último minuto, o goleiro do Esportivo sofreu uma lesão muscular e foi substituído por Adilson.
Na segunda etapa, logo aos três minutos, o Estádio da Montanha dos Vinhedos ficou às escuras. A queda de energia deixou o jogo paralisado por 16 minutos. Na volta, deu tudo errado para os donos da casa. Aos cinco ou 21 minutos corridos, Gabriel bateu falta, o goleiro Adilson soltou e o xará Adilson empatou para o União Frederiquense: 1 a 1. Aos 31 ou 47 corridos, veio a virada. Juliano segurou Douglas, que puxou a camisa de Juliano, e o árbitro Francisco Neto assinalou pênalti. Piccinini bateu colocado e fez 2 a 1.
A derrota só não foi maior porque o goleiro Adilson pegou um pênalti nos acréscimos em nova batida de Piccinini. O mais curioso é que a falta foi feita de novo por Juliano em cima de Douglas. Juliano foi expulso. Victor, que marcou o gol do Esportivo e foi substituído por Juliano no segundo tempo por desconforto muscular, também levou cartão vermelho fora do jogo por reclamação.
Com o resultado, o União assumiu a liderança ao lado do Esportivo, com sete pontos. O terceiro é o Guarany, de Camaquã, com quatro, seguido pelo Passo Fundo, com um. Os últimos colocados se enfrentam neste domingo. Depois, vão faltar duas rodadas para definir os dois que sobem e que ainda decidem o título em jogos de ida e volta.