Tudo foi bem rápido na carreira de Rodrigo Francisco Lima Dantas. O novo atacante do Juventude, apresentado nesta quarta-feira no Estádio Alfredo Jaconi, nem precisou sonhar muito em jogar no futebol europeu. Com 17 anos, trocou Recife por Espinho, cidade no distrito de Aveiro, em Portugal. Ficou sete anos no país de Cristiano Ronaldo. Também passou por Bahrein, Chipre e Marrocos. No Brasil, construiu carreira no Nordeste. Agora, quer brilhar no futebol gaúcho.
- Cheguei a assinar contrato com o Brasil-Pel em 2010, mas acabei ficando pouco porque recebi uma proposta do futebol marroquino. Como tinha uma cláusula no contrato prevendo isso, pude sair numa boa. Naquele momento, fui pelo dinheiro. O que ganhei lá em seis meses correspondia o que ganharia no futebol brasileiro em uns três anos - conta o jogador de 27 anos.
Essa foi a última experiência no Exterior. No Kawkab Marrakech, do Marrocos, chegou a atuar ao lado do meia-atacante Marcel, hoje também no Juventude. Antes, no Chipre e no Bahrein, Rodrigo Dantas teve mais dificuldades, seja por adaptação ou lesão. A boa fase mesmo foi em Portugal:
- Fiz 18 gols na Copa Pernambuco, pelo Náutico, em 2004, e os empresários me levaram para a Europa. Logo no primeiro ano já conquistei o acesso com o Sporting Clube de Espinho, que na época disputava a segunda divisão. Não demorou muito e fui para o Braga, que é um dos maiores clubes de Portugal. Realizei meu sonho, que era atuar por um grande.
Apesar dos 11 gols pelo CRB neste ano, perdeu espaço com a troca de treinador e resolveu sair. Para um clube grande, como ele mesmo diz, até maio de 2013:
- O Juventude é um clube grande. Pode estar na Série D, mas tem estrutura melhor do que muitos que estão na B. O Boa Esporte, por exemplo, não tem nem estádio. O próprio CRB não tem essa estrutura física, quase não tem campo para treinar. Meu projeto é subir com o Juventude. A Série D não é lugar para um clube assim.
Quase estrangeiro
Com sete anos de futebol português e passagens por Bahrein e Marrocos, atacante Rodrigo Dantas quer fazer sucesso no Juventude
Jogador de 27 anos marcou 11 gols no Campeonato Alagoano deste ano, pelo CRB
Adão Júnior
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project