Lenda viva da história da ACBF, Pablo era o capitão no grande feito do clube até hoje, o Mundial Fifa de 2004, conquistado na Espanha. O ídolo inspira os atuais jogadores na disputa da Copa Intercontinental, que está sendo realizada em Carlos Barbosa desde quinta-feira. Nesta sexta ocorre a segunda rodada e, sábado, sai o campeão do mundo de 2012.
- Aquele primeiro mundial significou muito na minha carreira. Estava no auge, foi uma coisa linda - recorda o pivô, em férias na Serra, após o título italiano pelo Luparense.
Natural de Uruguaiana, Pablo de Almeida Ribeiro criou raízes em Carlos Barbosa. A mulher Amanda Pereira é da cidade, o que o faz voltar sempre à terra do futsal e ao clube que aprendeu a amar. O filho Felipe, três anos, fica faceiro cada vez que olha o pai no pôster gigante de campeão do mundo no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra.
Conhecedor do futsal europeu atual, o atleta avalia os rivais, como o Montesilvano, que participa da competição em Carlos Barbosa pelo título da Europa no ano passado:
- O time deles era mais forte. Perdeu alguns jogadores depois do título europeu, mas pode surpreender. ACBF e Inter Movistar são favoritos. Por jogar em casa, acredito no título.