A economia de Caxias do Sul apresentou crescimento de 12,8% em março de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (9) pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Além do saldo positivo em relação ao mesmo mês de 2023, houve crescimento no comparativo com fevereiro deste ano, quando a economia aqueceu 4,5%. No acumulado do trimestre, o saldo é de 10,6%. O setor que mais registrou acréscimo foi a indústria, com 5,2%, seguida por serviços (4,5%) e comércio (2,4%).
Apesar de os dados divulgados serem referentes a março, o assunto mais comentado, durante a divulgação, pelos representantes das entidades e economistas ligados ao levantamento foi a tragédia causada pela chuva em todo o Estado. O presidente da CIC, Celestino Loro, reforça o papel que o município e a Serra já exercem e vão exercer neste momento difícil.
— Estamos tentando ver depois da colina, quando outros passos depois da tragédia precisam ser dados. Na ajuda e também na reconstrução do Rio Grande do Sul, já que a base produtiva da região não foi tão afetada, se compararmos com outros locais, como Vale do Taquari e Região Metropolitana de Porto Alegre — avalia Loro.
Alta no comércio
Ainda sobre os dados do desempenho da economia caxiense, pela primeira vez em 2024, as vendas do varejo tiveram crescimento. Nos números apresentados pela CDL, o mês de março foi de aumento de 2,32%, se comparado a março do ano passado. No acumulado do ano, o setor está com retração de 0,7%.