Ampliando a oferta de serviços próprios, a Unimed Nordeste-RS inaugura nesta quarta-feira (8), às 19h, o Serviço de Onco-Hematologia. Localizada no 7º andar do Complexo Hospitalar Unimed, em Caxias do Sul, a unidade foi projetada para o tratamento especializado e exclusivo de pacientes onco-hematológicos. O objetivo é ser uma referência na região em tecnologia e atendimento humanizado, mesmo conceito que norteia a criação dos outros serviços disponíveis no hospital.
— Atender esses pacientes junto ao nosso Complexo Hospitalar possibilitará a adoção de processos assistenciais de excelência, reconhecidos nacional e internacionalmente, oferecendo o que há de mais destacado no mercado: tratamentos de ponta, prescritos por nossos médicos cooperados, dentro de protocolos recomendados pelas melhores instituições de referência na especialidade — assinala a coordenadora médica do serviço, Rita Costamilan.
Com 18 boxes de aplicação de medicamentos, unidades privativas para infusão e seis leitos de internação adultos, além de cinco leitos pediátricos, o serviço tem capacidade para atender simultaneamente até 29 pessoas (entre adultos e crianças), totalizando cerca de 60 atendimentos diários. Além das salas de aplicação, planejadas para atender aos pacientes com o máximo conforto e acolhimento, a Onco-Hematologia também contempla consultórios médicos e multidisciplinares, que serão entregues em uma segunda etapa da implementação.
— Uma equipe completa, composta por médicos oncologistas e hematologistas, enfermeiros especializados, nutricionistas, psicólogos, assistente social, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, recebe o paciente e acompanha cada etapa do tratamento — ressalta a enfermeira Francele Ramos, coordenadora de Enfermagem do serviço.
Entre outros diferenciais da unidade estão soluções como o resfriamento capilar, que contribui para a redução da queda de cabelo em virtude do tratamento quimioterápico, auxiliando na autoestima e bem-estar dos pacientes.
— O serviço de Onco-Hematologia é uma conquista dos nossos beneficiários, dos nossos médicos cooperados e da nossa comunidade, que terão à disposição uma infraestrutura excepcional para o tratamento de pacientes com tamanha complexidade — finaliza o presidente da Unimed Nordeste-RS, André Leite.