Dos 58 rótulos premiados na 1ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa, 40 são da Serra, sendo que dos 10 ganhadores da categoria grande ouro, oito são da região. As medalhas serão entregues nesta quarta-feira (16), às 16h, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves.
No total, foram inscritas 186 amostras das principais regiões vinícolas do Brasil. O Rio Grande do Sul foi o Estado com o maior número de inscrições: 55% das amostras. Em seguida, estão Santa Catarina (15%), São Paulo (15%), Paraná (10%) e Minas Gerais (5%).
O volume expressivo de amostras de vinícolas gaúchas se deve ao fato do Estado ter tradição na produção de vinhos de mesa. A Serra é uma grande produtora desse tipo de vinho e, naturalmente, estaria entre os premiados do concurso, mas claro que quantidade não é critério.
— Poderia ter muitas amostras, mas se não fossem de qualidade, não ganhariam — destaca Darci Dani, diretor-executivo da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi).
As amostras inscritas destacaram várias cepas, desde as mais tradicionais, como isabel e bordô, até as híbridas, como lorena, moscato e bibiana, desenvolvidas pela Embrapa, e a máximo, cultivada no Sul do país e em São Paulo.