Este conteúdo integra a coluna Caixa-Forte do jornal Pioneiro, que é produzida interinamente pela jornalista Juliana Bevilaqua
Os metalúrgicos de Caxias do Sul se reúnem mais uma vez nesta sexta-feira (7) para tratar do reajuste salarial. A assembleia ocorre às 10h, em frente à sede do sindicato, no Centro. Nesta quarta-feira (5), em uma reunião de mediação na Justiça do Trabalho, a direção da entidade rejeitou a proposta de 4,74% do Simecs, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região. O valor oferecido representa o índice da inflação mais 1% de ganho real.
Conforme o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, o juiz titular da 4ª Vara do Trabalho, Rafael da Silva Marques, sugeriu às entidades, na quarta, um acordo em 8,5%. A proposta será levada à assembleia geral dos trabalhadores, que terá como pauta ainda a possibilidade de estado de greve a partir de segunda-feira (10). Na última assembleia, em 24 de junho, os metalúrgicos rejeitaram a proposta de reajuste de 4,24% do Simecs. A categoria quer 10% de aumento.
Em nota, o presidente do Simecs, Ubiratã Rezler, orienta as empresas da categoria, diante das negativas do Sindicato dos Metalúrgicos, a anteciparem integralmente o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 3,74% aos funcionários. O pagamento deve ser retroativo à data-base, que é 1º de junho, e efetuado já na folha de julho com pagamento até o quinto dia útil de agosto.