Faltando menos de um mês para a Páscoa, opções não faltam para quem deseja presentear amigos e familiares nesta data, principalmente com chocolates. E para se diferenciar perante à concorrência, em Caxias do Sul há empresas que criaram produtos mais exclusivos, feitos à mão, artesanalmente e com ingredientes de alta qualidade. Que ganham o mercado nacional e já ultrapassaram até fronteiras para outros países.
Apesar de Gramado e Canela serem conhecidos como os polos do chocolate artesanal no Rio Grande do Sul, empresas caxienses também têm ganhado destaque nos quesitos criatividade, sabor e qualidade dos produtos. Há quem invista em matéria-prima importada e até mesmo em folhas de ouro para revestir os produtos.
O bean to bar, que em português significa do grão à barra, é um método de produção do chocolate em que a empresa é responsável desde a compra do cacau (direto do produtor) até a embalagem do produto. Em Caxias, a chocolate maker Ana Ruzzarin, proprietária e idealizadora da Negro Doce Chocolates, investe nesse método na sua marca. Ana já acumula prêmios nacionais e internacionais pela qualidade do chocolate produzido no ateliê que fica no bairro Cinquentenário.
No período de Páscoa, os chocolates, que normalmente são vendidos por ela em formato de barra, ganham forma de ovos e coelhos, mas o foco mesmo da marca é no sabor, garante Ana.
— A nossa produção é de 300kg de chocolate ao mês, só. Na Páscoa, aumentamos esse número em até 25%. Nós poderíamos aumentar 100%, mas não é o nosso foco. Nós temos um nicho bem específico, que é de quem gosta de chocolate sem muito açúcar e com mais gosto de cacau — explica Ana.
Com uma equipe de três pessoas, Ana e as funcionárias Luana Ávila e Jane De Lazzer fazem todo o processo da produção dos chocolates da marca em Caxias do Sul.
Detalhes que fazem a diferença
Outro caso de produto exclusivo é o da empresária Cristina Stocker Fiorese, que tem uma linha própria de chocolates decorados. Cristina é cara por trás da Madra Chocolates, empresa de 15 anos de atuação em Caxias do Sul. A aposta para fisgar a clientela é em produtos bem decorados, de forma sofisticada e personalizada.
— Esta é nossa 14ª Páscoa e, desde o início, nosso objetivo é trabalhar com chocolates de qualidade. A gente vai na contramão do mercado: não temos preço, temos qualidade. Na Páscoa, temos produtos temáticos, como as colombas pascais trufadas, os ovos de colher por encomenda e os coelhinhos e barras personalizadas — destaca Cristina.
Ela conta que o movimento para compra de presentes para a Páscoa já começou, tanto para encomendas quanto para quem vai até a loja, no bairro Bela Vista, para pesquisar produtos e preços.
— Saiu um pouco de tudo até agora: ovos, coelhos, drágeas... E tem muita gente que já comprou ovo de colher para comer antes da Páscoa — revela a proprietária.
Para 2023, a expectativa é de manter os números de vendas do ano passado ou, ainda, de aumentar as vendas.
Chocolate de luxo
Também há quem invista em produtos de luxo para chamar a atenção nessa Páscoa. Com uma expectativa de venda de duas toneladas de chocolates em 2023, a Amendoeira Chocolaterie criou até opções de ovos de chocolate com folhas de ouro comestíveis. Os presentes luxuosos são a aposta da empresária Liliane Gräff. A produção é feita com folhas de ouro decorativas, que são colocadas sobre o ovo de chocolate quando ele ainda está secando. Os ovos decorados são feitos a mão, pela equipe da Amendoeira.
— A procura já está grande. A gente já percebe uma elevação na busca por produtos de mais qualidade, por produtos premium, mesmo sabendo que o valor agregado é maior do que o mercado costuma oferecer — explica Liliane.
Os ovos de chocolate de luxo oferecidos pela Amendoeira Chocolaterie, como o que é revestido por folhas de ouro comestíveis, podem chegar a custar mais de R$ 900. As opções mais sofisticadas de ovos de Páscoa partem do valor de R$ 245.
Ela conta que a empresa já enviou encomendas de chocolates para diversos estados do Brasil, como Pará, Rio Grande do Norte, Bahia e o Distrito Federal, e também para o Exterior, para países como a Itália, por exemplo.
Com uma equipe de 25 pessoas e com perspectiva de crescimento e novas contratações, Liliane explica que oferece ao cliente a possibilidade personalizar os presentes, com sabores e tipos de chocolate que mais agradem o seu paladar.
Mesmo durante o ano e sem datas comemorativas, as empresas garantem que continuam apostando na personalização e nos detalhes. Essa foi a forma encontrada pelas empresárias de se diferenciar no mercado de chocolates e presentes e garantir o faturamento durante todos os meses do ano.