Manter as contas em dia é um desafio para uma parcela considerável da população caxiense. Os dados mais recentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul indicam que, em novembro, 152.321 pessoas estavam com alguma dívida. O número representa 36,4% da população economicamente ativa do município.
Se comparado com abril, quando os dados também foram divulgados pela entidade, o total de inadimplentes cresceu 4,55% — naquele mês, eram 145.689 pessoas nesta condição no maior município da Serra.
Conforme a CDL, em novembro o valor médio das dívidas era de R$ 4.232,72 — em abril, o débito era de R$ 3.748,12, um crescimento de 12% no valor em atraso.
O levantamento da entidade também detalha que os inadimplentes têm, em média, duas contas em atraso. A faixa etária dos 30 a 64 anos é a que concentra o maior número de pendências (68,3%), seguida pelas pessoas menores de 18 a 29 anos (23,9%). O grupo com mais de 65 anos é o que menos tem débitos, representando 7,7% dos inadimplentes de Caxias.
A economista da CDL, Franciele Matté Fontana, explica alguns fatores que colaboraram para o endividamento da população em 2022:
— Neste ano, somente no mês de abril, tivemos uma redução de inadimplentes. Todo o resto do ano foi de crescimento. Está muito atrelado à inflação, que ficou em patamares bem elevados neste ano, e também, por consequência, a taxa de juros ter sido utilizada para tentar frear esse aumento, para desestimular o consumo. Além disso, tudo o que afeta os produtos básicos tende a contribuir para o aumento da inadimplência. As pessoas acabam não tendo condições de manter o aumento dos custos e, então, deixam de pagar alguma outra coisa e se endividam.
Os bancos continuam no topo dos estabelecimentos que concentram o maior número atrasos, com 61,87% das dívidas. No segundo lugar, está o comércio, com 12,45% , seguido pelas contas de água e luz (10,94%).
Para quem quer começar 2023 sem pendências financeiras, ainda dá tempo de participar da 5ª edição do Feirão Limpa Nome, que segue até o dia 2 de janeiro. Além do contato com a CDL, o consumidor que deseja quitar seu débito poderá ir diretamente no balcão do SPC, na Rua Sinimbu, 1.415, esquina com Alfredo Chaves. O atendimento é das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.