Foram definidos em assembleia, em Caxias do Sul, na manhã desta quarta-feira (20), os projetos prioritários da região no processo de Consulta Popular. Das 45 propostas iniciais apresentadas, em uma primeira etapa, por meio de um aplicativo do governo do Estado, o Colab, 35 foram aceitas pelo Piratini como viáveis para terem sequência. Destas, foi feita uma filtragem pela comissão da Consulta Popular do Corede Serra, na terça-feira (19), com base nos critérios definidos que resultaram em seis projetos, dentre os quais selecionados quatro pelas lideranças regionais nesta manhã.
No dia 22 haverá uma assembleia semelhante em Bento Gonçalves e, no dia 27, em Guaporé. Todos os projetos escolhidos serão levados para uma última assembleia geral, no dia 10 de novembro, onde serão eleitos os quatro que constarão na cédula de votação da Consulta Popular deste ano, junto com o que teve mais curtidas no aplicativo, que é o de fortalecimento da Rota Turística Vales das Serra.
O recurso destinado para a Serra é limitado. São R$ 942,8 mil a serem aplicados em três projetos, que serão escolhidos por votação popular de 22 a 30 de novembro.
Os projetos escolhidos na assembleia desta manhã:
Assistência Social
:: Ações de infraestrutura e atendimento nas áreas psicossociais para garantir os direitos de crianças adolescentes e adultos com deficiência auditiva, transtorno do espectro autista, deficiência múltiplas aprendizagens, entre outras limitações. A distribuição de recursos será para os três municípios com maior % de votos.
Meio Ambiente e Infraestrutura
:: Projeto de Segurança Alimentar: contemplando hortas biodidáticas (educativas), instalação de composteiras sendo (ou podendo ser) estendido para redes de ensino e associações comunitárias, entre outros. A distribuição de recursos será para os três municípios com maior % de votos.
Desenvolvimento Econômico
:: Criação e ações para desenvolvimento do APL dos setores de Alta e Média Tecnologia (alta intensidade tecnológica: setores aeroespacial; farmacêutico; de informática; eletrônica e telecomunicações; instrumentos; média-alta intensidade tecnológica: setores de material elétrico; química; máquinas e equipamentos), envolvendo os 32 municípios da Serra. Visa dar visibilidade aos setores a fim de estimular o empreendedorismo em setores tecnológicos, difundir o emprego de alto valor agregado, conectar tais setores às cadeias nacionais e internacionais de valor, propagar a cultura dos setores no pensamento médio do cidadão e no entorno institucional que apoia o setor produtivo.
Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
:: Programa de incentivo para irrigação na fruticultura regional. Apoio à agricultura familiar orgânica com subsídios aos bioinsumos. Cisternas para reserva de água. A distribuição de recursos será para os três municípios com maior % de votos.
O projeto que estará na cédula da Consulta Popular por ter sido o mais popular:
Planejamento estratégico e de comunicação da Rota Turística Vales da Serra: Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos
:: Fortalecer o turismo da Rota Regional Vales da Serra através de estratégia de promoção do destino (marketing), com ações de promoção do destino como Marketing Digital, Marketing de conteúdo e Gestão de Mídias Sociais, Mídias Pagas, Campanhas com influenciadores, desenvolvimento de conteúdos em vídeos e material gráfico com mecanismos de realidade virtual e realidade aumentada. Além disso, a iniciativa buscará parcerias para a exibição de vídeos em mídias segmentadas (elevadores, aeroportos, companhias aéreas, entre outras).
Próximas etapas:
:: 22/10 – Assembleia regional em Bento Gonçalves e municípios vizinhos.
:: 27/10 – Assembleia regional em Guaporé, Nova Prata, Veranópolis e municípios vizinhos.
::10/11 – Assembleia Regional Ampliada para definição da cédula eleitoral, distribuição dos recursos e executores dos projetos.
:: 22/11 a 30/11 – Eleição dos projetos na Consulta Popular.