A realização do Sonho de Natal de Canela, com abertura marcada para o dia 22 de outubro, já criou 635 empregos diretos. O número abrange elenco, músicos, bailarinos, técnicos e equipes de instalação, comunicação, organização, além de participantes de ações especiais, monitores e profissionais de segurança e limpeza. Todos os postos já estão preenchidos.
Além dessas vagas, há os postos indiretos gerados a partir do evento. Conforme o secretário de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches, duplica a quantidade de taxistas e de motoristas por aplicativo durante o período de Sonho de Natal e restaurantes, hotéis e bares contratam mais pessoal. Ele estima que a mão de obra aumenta em cerca de 2 mil pessoas nesta época do ano.
— O Sonho de Natal gera uma lucratividade aos cofres públicos em mais de 25% durante o período do evento. É uma economia pujante onde o investimento é muito singular em relação à arrecadação. O setor de parques, hotéis, gastronomia e todos aqueles serviços considerados como a mola propulsora da economia associada ao turismo tem o melhor período do ano — diz Sanches.
O Sonho de Natal terá atrações gratuitas, exceto as realizadas no Teatro Municipal. Os eventos no Teatrão, como é conhecido, terão como ingresso um quilo de alimento não perecível. Neste caso, os ingressos deverão ser retirados em uma estrutura que será instalada em frente ao teatro.
Conforme o diretor artístico do evento, Elias da Rosa, a troca dos alimentos pelos bilhetes poderá ser feita na semana de abertura do Sonho de Natal — a edição deste ano começa no dia 22 de outubro. Não é possível ainda retirar os ingressos, porque o espaço não foi montado.
Serão 370 apresentações até 9 de janeiro de 2022, como Christmas In Concert (música e dança), O Guardador de Rebanhos, aos Olhos de Mãe (recital, música e teatro), Sonho Infantil (teatro de bonecos), Natal do Carlão (teatro de bonecos) e Auto de Natal (teatro).
A decoração, segundo Rosa, está sendo instalada na cidade desde o dia 21 de setembro.