Canela realiza nesta quarta (8) o lançamento de um projeto bem importante ligado à perpetuação da cultura indígena na cidade. É o Livreto do Artesanato Kaingang, que reúne peças da cestaria e outros itens típicos confeccionados por membros da aldeia Konhun Mág. Esse grupo pode ser encontrado de quinta a domingo, ao lado da Catedral de Pedra, e eventualmente também comercializa suas peças na Praça das Etnias, de Gramado. A obra, viabilizada pelo Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas (Fundação Marcopolo/Sedac), pretende destacar essa manifestação artística que resiste há centenas de anos e é uma das principais responsáveis pelo sustento dos membros da aldeia.
O projeto foi orquestrado pelos kaingangs Cacique Maurício Salvador, capitão Oseias Crespo e pelas senhoras kofá (as mulheres sábias da aldeia, registradas aí na foto acima). Também participaram os não-indígenas Fernando Gomes, Ana Oliveira, João Ferraz, Cilon Estivalet e Fabrício Pilla. O livro é impresso em papel reciclado, em formato A4 e possui 24 páginas. Serão disponibilizados 500 exemplares gratuitos em cidades como Canela, Gramado e São Francisco de Paula.
O lançamento oficial será às 10h, na Floresta Nacional de Canela (Flona). Se chover, o encontro será transferido para o dia 13.