A tradicional reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul tratou, nesta segunda-feira (5), do papel da entidade na formação e desenvolvimento do município. O evento online comemorou o 120º aniversário da CIC Caxias, com a participação da doutora em História Vania Merlotti Herédia, autora de diversos livros sobre a entidade.
— A história da CIC se confunde com a história da cidade de Caxias do Sul. As ações e programas sociais desencadeadas pela Associação de Comerciantes, e mais tarde pela integração das forças econômicas, promoveram o desenvolvimento econômico da região, que se integra na economia nacional e no mercado internacional. Sua história reflete um rico percurso que acompanha as mais diversas conjunturas econômicas pelas quais o país passou, evidenciando a força do empresariado na condução dos rumos econômicos, no enfrentamento das crises e na busca de soluções para o crescimento da economia — afirmou.
Ao revisitar a linha do tempo por décadas, que mostra o engajamento da entidade em várias lutas e bandeiras em favor da produção, da infraestrutura e da capacitação, Vania ressaltou que a trajetória da CIC Caxias é a demonstração das decisões empresariais nos diversos períodos econômicos do país, em que muitos empreendimentos fizeram a diferença e mostraram a pujança do Estado e as soluções que a classe buscou para avançar no processo de desenvolvimento.
— A CIC sempre foi uma instituição que fomentou o desenvolvimento econômico do município de Caxias, integrando-o à região e ao país. Desde o seu nascimento, estimulou a defesa do sistema produtivo voltado para o crescimento econômico, na busca de infraestrutura que assegurasse as condições necessárias para promover esse desenvolvimento. A história da CIC é uma viagem exitosa, ela mostra estes feitos, é cheia de conquistas e também de transformações e nesse sentido a classe empresarial teve um papel fundamental.
Na abertura do evento, o presidente da CIC, Ivanir Gasparin, enfatizou que a missão da entidade sempre foi estar à frente das empresas, estimulando e fortalecendo todos os elos que compõem o processo associativo, eliminando obstáculos, potencializando ações e reivindicações, discutindo as melhores alternativas e soluções, sinalizando cenários e apontando tendências.
— Laços muito fortes unem a CIC Caxias à comunidade, numa convivência construída e trabalhada ano após ano. Cidade e entidade nasceram praticamente juntas, e saber que Caxias do Sul cresceu econômica e socialmente também graças à atuação da CIC, justifica a existência da entidade, seu trabalho e suas bandeiras.
Para o futuro, o empresário diz que o objetivo da entidade é seguir firme na missão de liderar e representar a classe empresarial, fortalecendo o ambiente de negócios, o desenvolvimento e a competitividade de Caxias do Sul e região.
Além da reunião-almoço alusiva à data, os 120 anos da CIC Caxias serão marcados por atividades virtuais e presenciais, que incluem descerramento do marco comemorativo, sessão solene na Assembleia Legislativa, exposição fotográfica e ações nas redes sociais.
Sobre a CIC Caxias
A CIC Caxias foi fundada em 8 de julho de 1901 por Ítalo Victor Bersani e desde então passou por 45 gestões.
Sua estrutura estatutária é composta por três conselhos: o Executivo, hoje presidido por Ivanir Gasparin, o Deliberativo, presidido por Emir José Alves da Silva, e o Superior, presidido por David Randon. Os mandatos do Conselho Executivo são de dois anos, com possibilidade de reeleição para mais dois. Ivanir Gasparin tem Mauro Bellini como vice-presidente de Indústria, Jaime Andreazza como vice-presidente de Comércio e Maristela Tomasi Chiappin como vice-presidente de Serviços.
Com cerca de 30 funcionários, a entidade possui aproximadamente mil empresas associadas e 25 sindicatos patronais filiados.