Vinhos e sucos de uva serão comercializados na Praça Dante Alighieri a preços especiais a partir desta sexta-feira (18) até domingo (20). A já tradicional Feira do Vinho reúne nesta edição seis vinícolas e irá oferecer produtos a partir de R$ 7 (sucos) e R$ 11 (vinhos). De acordo com o secretário de Turismo, Ênio Martins, os valores são de 10% a 20% mais baratos do que em mercados e lojas especializadas.
— Tem preço diferenciado e a conversa com os produtores. No varejo não tem essa proximidade. É uma forma de criar relação com a comunidade — destaca.
Diferente do ano passado, apenas o evento presencial será realizado nestes três dias. A organização resolveu não repetir a feira online porque o retorno ficou abaixo do esperado. A alternativa digital havia sido criada por causa da pandemia, mas, conforme Ênio, as vendas na plataforma não foram expressivas.
A expectativa, segundo o secretário, é manter os números de 2020, quando foram vendidos cerca de 10 mil litros de vinhos e sucos — em anos anteriores, sem a crise sanitária, se comercializava cerca de 22 mil litros.
A feira ocorre na sexta, sábado e domingo, das 9h às 19h, sem fechar ao meio-dia. O evento, realizado pelas secretarias municipais de Turismo e da Agricultura em parceria com a Revinsul (Rede de Vinícolas de Caxias do Sul), integra as comemorações da Semana de Caxias.
O espaço contará com uma tenda com a participação do Núcleo de Turismo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) para divulgação do novo roteiro turístico Rota Sabor e Aventura. A Feira do Vinho também será ponto de coleta de mantimentos para o Banco de Alimentos.
Além disso, quem fizer compras na Feira irá concorrer a uma cesta de produtos.