Encerra-se sexta-feira (7) à noite o Gramado Summit, sediado no Serra Park. A organização aguarda o governador do estado, Eduardo Leite, que deve chegar ao local às 17h. A avaliação do CEO Marcus Rossi é de dever cumprido. Tanto na programação, com palestras de estímulo e fomento da inovação, quanto na prática dos protocolos planejados para um grande evento presencial.
— Temos a estimativa de que a Gramado Summit gerou mais de 300 empregos indiretos. Além das pessoas que trabalham diretamente nas empresas de eventos durante o ano todo, também existem centenas de trabalhadores indiretos que dependem das feiras e conferências para poderem trabalhar — comenta Rossi.
Na visão do CEO, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre a segurança dos participantes, com observância às regras sanitárias, mas também impulsionar a economia.
— É fundamental que este setor retome aos poucos, seguindo os devidos protocolos obviamente. Também é um momento importante para o comércio local. Com a realização da Gramado Summit, consequentemente a economia da região também é impulsionada com a presença dos participantes consumindo de diversas formas — avalia.
Entre os destaques da programação de sexta-feira (7), aguarda-se com expectativa a participação de Washington Olivetto. A palestra será conduzida por Rafael Martins, CEO do Share, a partir das 10h, no palco principal. Olivetto vai entrar online, direto de Londres, e abordará o futuro da publicidade e da comunicação. A palestra terá duração de uma hora e também abordará a vida e a trajetória do publicitário.
Às 15h, no palco Minas, ocorre a palestra 10.000 dias sem tédio – Como vi e ajudo na transformação de uma das profissões mais antigas do mundo, da jornalista Andreia Fontana, gerente de jornalismo da RBS. A respeito da importância do Gramado Summit, Andreia defende:
— Somos um povo inovador e isto fez a pujança da Serra. É muito bom ver que estamos construindo um futuro incrível mantendo na região um evento tão importante para o país. E mais ainda, que ele está sendo feito com tantos nomes locais. Dá muito orgulho!
Connection Festuris
Também encerra na sexta-feira (7), o Connection Festuris, realizado no Hotel Master Gramado. Em novembro de 2020, na modalidade feira de negócios, a Festuris reuniu cinco mil inscritos, sendo 1,7 mil por dia, conforme protocolos vigentes na época. Para Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, o evento deste ano tem a importância de promover a retomada do turismo.
— Promovemos o Connection Festuris, que é um braço do evento, realizado em formato híbrido, com foco no conteúdo e trazendo a temática do universo das vendas. Queremos provocar a adaptação do profissional do turismo, por meio da inovação —avalia.
Cerca de 300 inscritos participaram, de forma presencial, do Connection. Em setembro, haverá um painel direcionado em turismo de natureza, rural e gastronomia. E, em novembro, confirma Zorzanello, ocorre a feira de negócios.
— Estamos servindo como modelo para que o turismo de negócios volte a acontecer. O mais gratificante, é fazer com que as pessoas voltem a se reunir, com segurança e enxerguemos perspectiva de retorno — espera Zorzanello.