A agência do INSS de Caxias do Sul retomou o atendimento presencial nesta segunda-feira (14) após seis mês fechada. A abertura ocorreu às 7h, quando havia entre 15 e 20 pessoas na fila. Contudo, nenhuma delas conseguiu atendimento, a maioria porque o serviço de perícia médica não retornou. Já as demais pessoas buscavam serviços que podem ser realizados via internet ou não haviam agendado atendimento.
A primeira pessoa a chegar na fila, às 6h30min, foi o fiscal de caminhão Noreci Antônio Tamagno, 57 anos. Ele havia agendado a perícia para esta segunda-feira, mas teve que voltar para casa assim que agência abriu. Há sete anos ele sofreu um acidente de moto e já passou por três cirurgias na perna:
— Já faz mais de um ano que aguardo a perícia.
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Quem também não conseguiu atendimento foi a operadora de serigrafia Darciane de Araújo, 39. Em agosto, ela foi afastada do trabalho após receber atestado de 21 dias devido a uma sinusite. No sábado (12), ela agendou a perícia para as 8h desta segunda para que pudesse retornar ao trabalho.
— Tinha marcado semana passada e mandaram ligar dois dias antes. Liguei sábado e mandaram eu vir hoje (segunda-feira) que estava tudo certo. Cheguei aqui e não tem perícia. Paguei R$ 20 de Uber para vir e agora vou ter que pegar outro de volta — reclamou.
Já a recicladora Eloí Maciel de Jesus, 65, buscava encaminhar a aposentadoria. Na quarta-feira (9) ela passou na agência e foi informada de que o atendimento seria retomado nesta segunda. Ela e o genro, Paulo Braga, 35, entraram na fila às 6h40min, mas quando a agência abriu souberam que a solicitação deveria ter sido encaminhada pelo aplicativo Meu INSS.
— Disseram que quando eu fizesse 65 anos poderia vir. Eu completei em 28 de abril — conta.
De acordo com a gerente da agência do INSS, Elenilce Tomiello, a perícia médica, principal demanda na cidade, é uma categoria independente, que não está sob a gestão do INSS. Em Caxias, atuam 11 médicos peritos, que deveriam atender a 62 procedimentos agendados para esta segunda.
— Perícia médica é uma secretaria do Ministério da Economia. Eles estão dizendo que os espaços não estão adequados para o retorno, seja porque não tem a metragem adequada seja não tem o ar condicionado correto. Nós temos ar condicionado, mas não o que eles dizem que precisa — afirma.
Os serviços disponíveis na agência a partir desta segunda são o cumprimento de exigência, quando o solicitante precisa apresentar alguma documentação, e a defesa de monitoramento operacional de benefício, quando o cruzamento de dados aponta inconsistências e o contribuinte precisa apresentar justificativa.
É importante, contudo, que o contribuinte ligue para o telefone 135 ou acesse o aplicativo Meu INSS antes de ir até a agência para consultar o processo e agendar o horário. Os demais serviços seguem sendo oferecidos apenas via internet.
— Pelo aplicativo o servidor recebe a demanda e gerencia tudo. Em relação a requerer um serviço é muito simples para quem tem acesso. Quem não tem, precisa pedir ajuda para algum familiar ou vizinho — observa Elenilce.
A agência do INSS de Caxias conta com 39 servidores, sendo que ainda antes da pandemia parte já atuava em teletrabalho ou regime semipresencial. Com o retorno do atendimento presencial, entre 13 e 15 servidores que não integram o grupo de risco para a covid-19 estarão nas agências; os demais seguem atuando de casa.
O que dizem os médicos peritos
Na sexta-feira (11) a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) divulgou nota em que afirmava que apenas 12 das mais de 800 agências do INSS do país haviam sido aprovadas no que diz respeito aos protocolos de enfrentamento da pandemia. As demais, segundo a instituição, apresentavam ao menos uma inconsistência grave. A instituição afirma, contudo, que se comprometeu a colaborar com a logística de inspeção na medida em que as pendências apontadas forem resolvidas. A associação diz ainda que é essencial que as agências tenham em dia determinadas estruturas e rotinas para a realização das perícias e que ainda há agências sem equipamentos de proteção individual, entre outros problemas.