A Região das Hortênsias e o Vale dos Vinhedos, na Serra, estarão contemplados em uma campanha para incentivar a retomada do turismo no Estado. A ação será realizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e pela Assembleia Legislativa.
Leia mais
O futuro da economia: como será o turismo após a pandemia
Com economia 86% dependente do turismo, Gramado registra baixo movimento em julho
Canela recebe selo internacional de viagem segura
Conforme o secretário Rodrigo Lorenzoni, a campanha pretende fazer uma relação entre roteiros já consolidados com outros que já possuem estrutura mas não são tão conhecidos. Dessa forma, a região de Gramado e Canela aparecerá ao lado da Rota das Oliveiras, na região de Bagé. Já o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, será relacionado com o Caminho das Pipas, em Rolante.
— Num primeiro momento, a divulgação será dentro do Rio Grande do Sul porque a perspectiva é de que a retomada do turismo seja regional. Ano que vem, tendo uma retomada do turismo nacional, podemos ter campanhas veiculadas nacionalmente — explica Lorenzoni.
A produção da campanha ficará a cargo da Assembleia Legislativa, enquanto o Estado ficará responsável pela divulgação. Para isso, serão destinados R$ 600 mil do Fundo Estadual de Turismo (Fundetur), que é abastecido a partir da destinação de 20% das bilheterias do Parque Estadual da Guarita, em Torres, e do Parque do Caracol, em Canela. A destinação foi aprovada na última semana pelo Conselho Estadual do Turismo (Conetur), que conta com cerca de 70 representantes de entidades ligadas ao setor.
Outros R$ 600 mil serão destinados a outra campanha, que será veiculada em rádios, jornais e mídias sociais. O mote, nesse caso, é a retomada segura das atividades do setor. A ação será organizada pelos próprios integrantes do Conetur.
A data de início das campanhas não estão definidas, já que elas ainda estão em elaboração. A Sedetur garante, no entanto, que será ainda em 2020.