Ainda não há data para a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. A Gol Linhas Aéreas, que havia previsto inicialmente o retorno no dia 4 de maio, segue com as operações suspensas, pelo menos, até o final de junho. A volta a partir de julho depende da demanda do mercado.
A empresa aumenta, a partir desta segunda-feira (1º), a malha essencial. Serão voos para 39 diferentes destinos no Brasil. Em maio, eram para 27.
"A malha da companhia é dinâmica e constantemente revisada para melhor atender à demanda de seus clientes e os movimentos do próprio mercado", diz a empresa, em nota.
A Azul Linhas Aéreas também informa que não há data para a retomada dos voos em Caxias do Sul. A previsão inicial era 1º de julho, mas ela pode não se confirmar. A companhia está operando com voos para três destinos internacionais e 40 dentro do país. Cinco voos dentro do país serão adicionados à malha essencial da empresa em junho.
"Kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido abastecem os aviões a cada novo voo e estão à disposição para uso dos clientes e dos tripulantes da Azul, quando necessário", completa a companhia em comunicado.
Caxias do Sul está sem voos comerciais desde 28 de março. A Gol realizou os últimos embarques e desembarques no dia anterior, 27. Já a Azul Linhas Aéreas interrompeu temporariamente as operações no dia 23 daquele mês. O Hugo Cantergiani tinha, até então, três voos diários. Dois eram operados pelo Gol, com destino a Congonhas, e um pela Azul, com destino a Campinas, ambos em São Paulo.
O aeroporto permanece aberto para voos executivos e transporte médico (de órgãos, por exemplo), além de prestar suporte para voos noturnos da base aérea da Brigada Militar.