Voltada para empresários da Serra, uma pesquisa realizada com mais de 1,7 mil moradores da região, entre 15 e 18 de abril, revelou mudanças e tendências de comportamento durante e após a pandemia do coronavírus. Realizado em forma de questionário pela Macaw Marketing Vivo, Chris Finger Informação e Conteúdo e Sinergia Marketing e Eventos, o estudo busca oferecer soluções a partir de respostas sobre e-commerce, delivery, relacionamento com as marcas nas redes sociais e expectativas de consumo após a quarentena, incluindo shows e viagens.
As 22 questões contemplam diferentes ramos dos setores de comércio e serviços, como alimentação, bem estar e beleza, academias e bens duráveis. Uma das questões foi sobre a expectativa de retomada no consumo de cada serviço, revelando que a maioria pretende priorizar o retorno imediato a atividades de lazer e academias; gradual a restaurantes e lojas de bens duráveis, e somente no longo prazo as viagens e shoppings. A opção "não irei retomar" surge mais acentuada no item procedimentos estéticos, mas também é significativa para academias.
- Desde o início da pandemia circulam pesquisas nacionais e estaduais sobre hábitos de consumo nestes tempos, mas a Serra tem um perfil muito particular e a gente percebe que os empresários sentem falta de informações mais claras para nortear as suas decisões. "Devo vender mais online?", "devo mudar o meu produto?" Nossa intenção foi a de ajudar neste sentido. Não há uma receita, mas se cada empreendedor pegar a pesquisa e souber interpretá-la de acordo com a sua necessidade, pode tirar muito proveito - destaca o diretor de negócios da Macaw Marketing Vivo, Maurício Fischer.
Feito com pessoas entre 18 e 79 anos com 70% de respostas dadas por mulheres, o questionário também revelou uma predisposição do consumidor em aderir a vouchers de consumo futuro vendidos com desconto nos produtos oferecidos, esta que foi uma das primeiras saídas encontradas por alguns setores logo no começo da pandemia. 60% dos entrevistados responderam que comprariam vouchers. Sobre quais os serviços que os consumidores mais sentem falta, lideram a lista restaurantes, academias e viagens.
Sobre redes sociais em tempos de pandemia, a pesquisa revela que o Instagram é a rede preferida para o relacionamento dos clientes com as suas marcas preferidas, sendo utilizado por 75% dos entrevistados. E numa era em que as "lives", ou transmissões ao vivo, parecem ganhar cada vez mais espaço, a maioria ainda prefere consumir vídeos gravados (43%), enquanto 23% disseram não assistir lives.
- Algumas coisas nos chamaram muito a atenção: uma delas é o quanto as pessoas estão ávidas por voltar a frequentar lugares onde haja outras pessoas, como cafés e restaurantes. Outra, a grande adesão ao voucher mesmo num momento de incerteza. E por último, o quanto as pessoas querem contribuir para fazer circular a informação. Nossa meta era ter 600 respostas ao questionário, mas ele começou a se espalhar de tal forma que quase dobramos esse número - acrescenta Fischer.
A seguir, confira alguns números do estudo, que pode ser conferido na íntegra em https://bit.ly/pesquisaconsumocovid19.
Alguns números da pesquisa
Neste período de quarentena, quais tipo de conteúdo mais te interessa ler/assistir:
Dicas de moda 16,3%
Dicas de home office 27%
Vídeos Gravados por Influenciadores 9,5%
Dicas de saúde, beleza 30,7%
Dicas de culinária 44%
Cuidados e prevenção 22,9%
Dados e tendência econômica 50,9%
Filmes e séries 68,2%
Nenhum 0,7%
Outros 12,8%
Neste período de isolamento social, no que se refere a consumo, do que tu mais sente falta?
Restaurantes 52,3%
Comprar em lojas físicas 26,2%
Frequentar serviços de beleza 33,8%
Frequentar aulas presenciais 21%
Frequentar academias, dança, etc…50,9%
Participar de eventos 38,4%
Viajar 48,4%
Cinemas 22,1%
Shoppings 29,4%
Parques 39,3%
Que tipo de delivery você utilizou ou está utilizando na quarentena?
Restaurantes 74,4%
Farmácias 22,1%
Supermercados 22%
Roupas 3,9%
Produtos diet, light 3,9%
Nenhum 3,2%
Caso você tenha comprado comida por tele-entrega, pediu com mais frequência:
Jantar 75,1%
Almoço 12,4%
Lanches 11,3%
Sobremesa 1,2%
Pensando nos próximos seis meses, você optaria por viajar:
dentro do seu Estado 26,8%
cidades próximas a sua 27%
outros estados 24,4%
fora do Brasil 12,3%
não viajar 34%
Existe algo que, passado o período de isolamento social, você irá continuar a fazer em casa?
Fazer unhas, cortar e pintar o cabelo em casa 16,6%
Comprar itens de supermercado e padaria por delivery 14,6%
Realizar pequenas manutenções de casa 21%
Fazer a limpeza da sua casa 43,2%
Estudar online 38,2%
Exercícios online 19,3%
Comprar roupas online 19,3%
Cozinhar refeições da família 63,4%