A Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente (Fiema Brasil), que ocorreria em Bento Gonçalves entre os dias 14 e 16 de abril, foi adiada e deve ocorrer apenas seis meses depois. A medida para coibir a expansão do coronavírus foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela Fundação Proamb, que organiza a feira. Segundo a Proamb, a possível realização da feira no mês de outubro, entre os dias 20 e 22, está em "avançadas tratativas".
Em nota assinada pelo presidente da Fundação Proamb, Neri Gilberto Basso, e pelo presidente da feira, Jonas Brevia, a organização da Fiema afirma que o adiamento segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades estaduais e municipais. Segundo o comunicado, eram esperados mais de 8 mil visitantes na edição deste ano no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
A nota informa ainda que a comissão organizadora trabalha para transmitir orientações aos diversos envolvidos, como expositores, patrocinadores e visitantes, a respeito do adiamento da feira.
Confira o texto na íntegra:
Sensível aos esforços coletivos que estão sendo aplicados – com toda pertinência e necessidade – para coibir a expansão do Corona Vírus no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Bento Gonçalves, a Fundação Proamb, promotora da Fiema Brasil, comunica a decisão de adiar a 9ª edição da Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente até então agendada para ocorrer nos dias 14, 15 e 16 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Também estão postergadas as programações relacionadas ao Fiemacon, com seus seis eventos técnicos, entre Meeting Empresarial, Congresso, Seminários e Simpósio.
O posicionamento segue as recomendações internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades Estaduais e Municipais que, por meio de decretos, recomendam o cancelamento de eventos com aglomeração de público. Eram esperados mais de 8 mil visitantes para esta edição da feira. Priorizando o bem coletivo, a saúde de todos os envolvidos com a Fiema Brasil – entre organizadores e participantes – e da comunidade de Bento Gonçalves, a Fundação Proamb entendeu como inviável a manutenção da realização da Fiema Brasil em sua data original.
Agora, a comissão organizadora trabalha para transmitir aos expositores, patrocinadores, apoiadores, palestrantes e visitantes as orientações e oferecer o suporte necessário para a tomada das providências relacionadas ao adiamento da feira. O objetivo é minimizar transtornos e prejuízos decorrentes dessa decisão que visa, de forma inquestionável, o bem maior da população.
Mantendo seu compromisso com o fomento à consolidação de Bento Gonçalves como polo ambiental gaúcho e nacional, a Fundação Proamb já está em avançadas tratativas para viabilizar a realização da 9ª Fiema Brasil ainda em 2020 – no mês de outubro, nos dias 20, 21 e 22, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Agradecendo a compreensão coletiva diante da necessidade de reagendamento da Fiema Brasil, a Fundação Proamb fica à disposição para outros esclarecimentos.
Neri Gilberto Basso, presidente da Fundação Proamb
Jonas Brevia, presidente da Fiema Brasil 2020