O anúncio da vaga de emprego é o primeiro contato entre o candidato e a empresa. Por isso, quando bem elaborado, pode solucionar problemas a curto, médio e longo prazo. A criação do anúncio, divulgação, procura por candidatos, triagem e até a seleção são caminhos longos e exigem planejamento específico.
A primeira coisa que as empresas precisam ter em mente é que a etapa principal do recrutamento é exatamente apostar na qualidade do anúncio da vaga. É nela que os candidatos terão as informações essenciais sobre a empresa e a oportunidade oferecida para que entendam as funções que poderão exercer, escolhendo se estão no perfil.
Quanto mais detalhadas forem as informações da oportunidade, mais atraente ela fica e evita cadastros de quem não se encaixa no perfil. Para isso, ter atenção para alguns pontos no momento da descrição da vaga faz com que o processo seja mais eficiente e assertivo.
Criador da plataforma de recrutamento trampos.co e CEO da escola de comunicação e tecnologia Trampos Academy, Tiago Yonamine elenca quais são esses pontos. Confira:
1. Defina bem os requisitos exigidos
Aproveite para pontuar as características e qualificações que diferenciam o candidato ideal dos demais, como conhecimentos técnicos, educação/formação necessária, conhecimentos de ferramentas e recursos específicos, certificações e experiência na área.
2. Crie um anúncio com propósito claro
O título chamou a atenção e os candidatos abriram a vaga. Neste momento, o anúncio deve ser objetivo. Explique resumidamente as atividades que ele irá exercer, pois se a lista for muito longa, o candidato pode ter receio de se cadastrar e ter sobrecarga de funções. Conte sobre a empresa e porque seria legal trabalhar nela, além disso, valorize os objetivos a serem alcançados com a chegada do novo profissional.
3. Os benefícios são os trunfos da empresa
Os benefícios são importantes e brilham os olhos dos candidatos. Na composição da vaga, pode-se incluir os benefícios tradicionais, como vale-transporte e vale-refeição, e os não tradicionais, que podem ser considerados os diferenciais que a empresa propõe, como a possibilidade de home office, folga no dia do aniversário e creche no local. Também evite usar "benefícios a combinar", ou "a vaga oferece benefícios, ou não".
4. Evidencie o local de trabalho
O endereço do local de trabalho é essencial para o candidato saber se a empresa está a uma distância acessível. Se a organização tem mais de um endereço, priorize o que o colaborador irá passar a maior parte do tempo em serviço. Informações sobre home office ou necessidade de viagem devem ser incluídas neste momento.
5. Use títulos precisos e descomplicados
Títulos compridos podem afastar os candidatos. É pelo título que eles escolhem se querem abrir a oportunidade e ler a descrição da vaga. O ideal é que eles sejam curtos e descrevam, com precisão, o cargo que o candidato irá ocupar.
6. É importante ser honesto ao falar da remuneração
Vagas que especificam a faixa salarial ajudam as empresas a se destacarem na competição por candidatos qualificados, além de ser uma forma de pré-seleção. A honestidade neste momento é essencial, afinal, esse ponto também pode ser negociado no momento da entrevista.
7. Crie um descrição chamativa sobre a empresa
Aproveite para destacar os principais valores da empresa para que o candidato se identifique e veja quais têm em comum, além de dizer o que a torna única.