Dia 29 de novembro, na próxima sexta-feira, é a badalada Black Friday, data cada vez mais popular no Brasil e que se caracteriza pela queda nos preços de diversos produtos. Muitos esperam ansiosamente o ano todo para poder adquirir o que sempre sonharam por preços mais baixos.
No entanto, a data pode se tornar uma dor de cabeça, já que muitos consumidores são enganados por descontos falsos, propaganda enganosa ou até produtos e lojas inexistentes. A professora de Direito do Consumidor da Faculdade Inedi Cesuca, Mariana Azambuja, dá algumas dicas para evitar ao máximo cair nos truques da Black Friday.
A Cesuca integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, do qual faz parte o Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG.
1. Acompanhe os preços e desconfie daqueles que forem muito baixos: A Black Friday tem oportunidades imperdíveis, mas é muito importante que os consumidores foquem naquilo que realmente precisam e não saiam comprando desenfreadamente. O ideal é acompanhar os preços do produto antes de a Black Friday chegar. Assim, fica mais fácil identificar se o valor estará mesmo reduzido. Além disso, desconfie de preços muito baixos, pois eles certamente são golpe. Existem comparadores de preços online que podem ajudar o consumidor.
2. Assegure-se de que a loja existe: É muito importante investigar as lojas e garantir a sua existência antes de inserir seus dados e realizar a compra. O consumidor deve conferir se a empresa possui CNPJ, razão social, nome fantasia e endereço e telefone no Brasil. É muito comum sites falsos apresentarem um endereço e telefone do Exterior. As informações da empresa geralmente podem ser encontradas o rodapé do próprio site. Outra dica é somente realizar a compra em grandes redes ou lojas já conhecidas pelo consumidor.
3. Verifique a lista do Procon e sites de reclamação: No site do Procon é possível encontrar uma lista com lojas que possuem muitas reclamações. É recomendado acessar o site alguns dias antes da Black Friday para verificar quais são as lojas na lista e evitá-las ao máximo. Sites de reclamação como o Reclame Aqui também são boas opções para verificar a seriedade e reputação das empresas.
4. Fique atento à segurança do site: A maioria dos consumidores opta por realizar as compras da Black Friday online, mas muitos temem inserir seus dados bancários ou realizar pagamentos pela internet. A dica nesses casos é comprar apenas de sites seguros que têm um cadeado verde do lado da URL, à esquerda na barra de endereços do navegador. A forma de pagamento também deve ser levada em consideração. Prefira sites que possuem sistemas de pagamento confiáveis, como PagSeguro, PagBank, e evite lojas que só aceitam boletos, pois esses são mais fáceis de fraudar.
5. Guarde os comprovantes: Se o consumidor for enganado, a melhor opção é procurar o SAC da empresa para tentar resolver o problema. Se nada for feito, ele pode e deve acionar os órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon e o site consumidor.gov.br. Para isso, é importante ter em mãos as provas, que asseguram seus direitos. Prints e fotos de ofertas, histórico de conversa com o vendedor, comprovante de transação e nota fiscal devem ser coletados para servir de prova. fonte: Mariana Azambuja, professora de Direito do Consumidor da Faculdade Inedi – Cesuca, do Grupo Cruzeiro do Sul.