Pelo menos 50 propriedades rurais de Caxias do Sul registraram danos com o granizo do último domingo (13). Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rudimar Menegotto, esse é um dado preliminar, já que as seguradoras dos agricultores ainda estão fazendo uma apuração mais detalhada dos danos. O levantamento, no entanto, tem sido prejudicado pela continuidade da chuva ao longo da semana.
— O prejuízo onde houve granizo só não foi maior porque as lavouras estão em estágio inicial de desenvolvimento — explica Menegotto.
Leia mais
VÍDEO: Caxias do Sul e região registram chuva de pedra com temperaturas que devem cair ainda neste domingo
Agricultores registram perdas com granizo em Campestre da Serra
Segundo o produtor rural, o granizo foi registrado em alguns pontos de quatro áreas do município: as regiões da 3ª e 6ª léguas e os distritos de Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí. Mesmo assim, não foi toda a área dessas regiões que foi atingida. Em Santa Lúcia, por exemplo, houve registros nas localidades de Santo Antônio e São Maximiliano.
Conforme Menegotto, o estrago foi maior em plantações de tomate onde a chuva de pedras caiu, por conta das folhas frágeis das plantas, que ficaram bastante danificadas. Produtores de maçã Eva, uma variedade precoce que já tem frutos pequenos nas árvores, também observaram danos nos frutos.
— O problema agora é que, com a continuidade do mau tempo, os agricultores das áreas atingidas não conseguem aplicar os tratamentos fitossanitários adequados nas plantas danificadas — comenta.
Em Campestre da Serra, também foram registrados danos com o granizo do domingo. Conforme a Secretaria da Agricultura do município, pelo menos 20 propriedades tiveram algum prejuízo.