Em agenda em Bento Gonçalves para inaugurar o novo presídio estadual de Bento Gonçalves, o Governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), afirmou à reportagem que acredita que o impacto da substituição tributária aplicada a vinhos e espumantes é positivo:
— O setor ficou bastante satisfeito. É uma demonstração do nosso compromisso com nossas cadeias produtivas e setores estratégicos do RS. Sabemos que a uva e o vinho são estratégicas para o desenvolvimento da Serra e do Estado, não somente pela cadeia produtiva, mas também pelo turismo e pelos negócios— ressalta Leite.
Leia mais
Fim da substituição tributária para setor vinícola entra em vigor na quinta-feira
Em Bento Gonçalves, governador anuncia fim da substituição tributária para o vinho
Fim da substituição tributária do vinho deve ocorrer nas próximas semanas
Governo do Estado deve revisar substituição tributária do setor vinícola
Fim da substituição tributária pode baixar até 20% preço do vinho gaúcho
Altos impostos fazem bebidas encalhar nas vinícolas da Serra
O governador reitera que o governo é parceiro para identificar e colocar em prática medidas para incentivar o setor.
— Estamos debatendo a possibilidade de substituição tributária em outros setores também. Além disso, seguimos buscando junto aos demais Estados, principalmente, com São Paulo para que faça a substituição tributária para a indústria do vinho porque são públicos importantes para onde se destina a produção e conquistamos mercados com melhores condições para os produtores gaúchos.
O decreto que elimina a substituição tributária aplicada ao setor foi assinado em 30 de julho, e entrou em vigor no dia 1º de agosto. A expectativa com a mudança é, principalmente, de redução da burocracia para as empresas e consequente garantia do fluxo de caixa das vinícolas, o que, segundo lideranças do setor, não vinha acontecendo.
Essa era uma promessa de campanha de Leite. A adoção da medida havia sido anunciada pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, em visita a Bento, em maio.