Você corre? Se não corre, certamente conhece alguém que pratica a modalidade. A busca por um estilo de vida mais saudável fez milhões de pessoas aderirem a esse hábito, que virou mania e também tornou-se um negócio.
A prática da corrida segue crescendo no Brasil. E em Caxias do Sul, não é diferente. Basta observar nas ruas, diariamente, o número de corredores amadores, a crescente participação nas provas e o aumento das assessorias e grupos de corrida no município e na região. Segundo estimativa do Clube de Corredores de Caxias do Sul, a cidade conta com 2 mil praticantes.
No país, segundo estudo realizado pela Inteligência Setorial Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), corredores de rua movimentam R$ 3,1 bilhões por ano, número significativo para a economia. Ainda de acordo com esse levantamento, existem quatro milhões de corredores no Brasil.
Trata-se de um terreno fértil para os empreendedores. As oportunidades aparecem e configuram uma cadeia produtiva para setores como turismo, comércio de produtos esportivos e alimentação especializada.
Parte desse mercado está nas inscrições, cotas de patrocínio, venda de material esportivo e serviços desse modelo. O setor movimenta, ainda, outros segmentos da economia, como a rede hoteleira, restaurantes, turismo e comércio nas cidades onde as provas são realizadas. Além disso, impulsionam a criação de novos negócios.
Loja só de corrida
Com o aumento do número de praticantes, a corrida impacta diretamente no visual dos atletas. O perfil dos corredores leva em conta um bom material, incluindo tênis, roupas que não retêm suor, smartphone para ouvir músicas e relógio para controlar tempo e distância. São cada vez mais produtos, com tecnologia avançada.
Em Caxias do Sul, existe uma loja específica para os corredores de rua. A Girardi Sports (Shopping Iguatemi) está presente no mercado desde 2006. Porém, no início era voltada a artigos para futebol. Somente a partir de 2014, justamente no ano da Copa do Mundo no Brasil, reposicionou sua atuação e transformou-se em uma marca exclusivamente de corrida.
Hoje, além de comercializar toda linha de produtos, a Girardi apoia o esporte e seus praticantes, envolvendo-se em ações e realizando diversos eventos.
– Recebemos a influência de um amigo, o Daniel Vist, sobre a carência de produtos para corrida e sobre o potencial que o esporte tinha. Começamos a correr também. Fizemos uma viagem e vimos o quanto esse tipo de loja era forte. Voltamos decididos a mudar o foco só para corrida – conta Daiane Potrich, 34 anos, proprietária da loja juntamente com o marido, Daniel Girardi, 35.
Desde 2014, a loja também começou a organizar treinamentos. Todas as segundas-feiras, entre 50 e 80 esportistas se mobilizam para correr. Em eventos especiais, o número cresce para 200 atletas.
– O movimento de corrida cresceu muito. Nós somos pioneiros em criar um treino aberto para o público. A pessoa não precisa pagar nada e tem um estímulo para correr. A partir disso, surgiram outras iniciativas, como outros treinos de corridas, mais equipes e assessorias. Apesar de estarmos em uma cidade que geograficamente não é favorável, a corrida segue crescendo por ser um esporte democrático, aliado ao movimento saúde – analisa Daiane.
O sucesso da loja em Caxias do Sul possibilitou uma nova unidade em Porto Alegre e também no MyCommerce, ferramenta de produtividade para o processo de vendas online. A concorrência é grande em um mercado com inúmeras lojas.