Foi de um modo experimental que em março de 2014 a rede de lojas multimarcas Pole Modas, em Caxias do Sul, decidiu investir no e-commerce. Após um início não tão promissor, o retorno surgiu gradativamente, e hoje a visão da proprietária, Parvatti Posser, é categórica:
— Hoje, é impensável parar com o e-commerce. É trabalho intenso, tem de estar o tempo todo dedicado, mas compensa.
Em 2018, as vendas pelo site da loja cresceram 45% em comparação a 2017. No primeiro semestre deste ano, o aumento de pedidos já é de 13%.
— É um aumento menor do que no ano anterior, mas 2018 foi o boom — comenta Parvatti.
Atualmente, três pessoas dedicam-se exclusivamente ao atendimento virtual.
— Hoje penso que, se for para criar e-commerce, tem de ter um setor específico para isso. É algo que se exige muito, e uma tecnologia que se moderniza continuamente — complementa.
Conforme levantamento, o e-commerce da Pole Modas registra média de 880 visitas/dia, sendo a maioria dos acessos (62%) via smartphone.
— Há estudos que mostram que ter e-commerce aumenta em 20% o movimento de qualquer loja física. Muitas clientes visitam nosso site, fazem print e vão até a loja para ver o produto presencialmente — comenta.
Parvatti admite que a experiência lhe fez desconstruir alguns conceitos, como a ideia de que a venda online significaria distanciamento com o cliente.
— Quando comecei com e-commerce, pensava que as pessoas que compravam não queriam relacionamento. Hoje penso o oposto, pessoas querem ajuda para escolher, opinião.
Para aprimorar o atendimento, em 2018 a Pole Modas lançou o serviço Entrega Urgente. Por meio da compra online, clientes de Caxias podem selecionar a opção e receber o produto em até duas horas.