O atendimento na agência do Sine de Caxias do Sul transcorreu normalmente na manhã desta quarta-feira (21), após dois dias em que problemas no sistema resultaram no reagendamento de serviços. Tanto na segunda (19) quanto na terça-feira (20), a interrupção do atendimento ocorreu no fim da manhã.
De acordo com o coordenador do agência, Valmir Funari, a instabilidade foi registrada em todo o país e teve origem na Dataprev, empresa do governo federal responsável pelo sistema. Na terça, por exemplo, a queda ocorreu às 10h e a normalização ocorreu somente às 13h. Durante esse período, quem aguardava por atendimento foi informado que não havia previsão para retomada do serviço.
Seis pessoas que estavam na fila no início da manhã e conseguiram senha para encaminhar seguro-desemprego ainda na terça foram reagendadas para o próximo mês. Outras pessoas, porém, resolveram fazer uma nova tentativa nesta quarta. É o caso de Bianca Santili Maciel, 21 anos, que tenta encaminhar o benefício. Na terça, ela foi até a agência às 7h10min e desistiu de esperar por volta das 11h. Nesta quarta, ela voltou à fila às 5h15min.
— Disseram que, depois das 13h, a prioridade era para os atendimentos da tarde, que até poderíamos esperar, mas que não sabiam quanto tempo iria levar. Dizem para agendar, mas só tem horário para o mês que vem — relata.
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Conforme Funari, a agência possui apenas quatro servidores pela manhã e um quinto à tarde para atender demandas de seguro-desemprego e pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho. Diariamente, a equipe atende 80 pessoas que agendam o atendimento para encaminhamento de seguro pelo site e faz de 15 a 20 encaixes de pessoas que estão na fila.
— As pessoas que agendaram fizeram há mais de 30 dias e têm o direito de serem atendidas antes das que estão na fila. Ainda assim, buscamos atender os encaixes quando alguém não comparece. Gostaríamos de atender a todos, mas nossa capacidade é limitada. Estou lidando com seres humanos lá fora e com seres humanos aqui dentro. Não posso exigir que um funcionário fique trabalhando até as 20h. Eu também me coloco no lugar das pessoas, mas não tenho como interferir na Dataprev quando o sistema cai — explica Funari.
Além dos cerca de 100 atendimentos diários de seguro-desemprego, a equipe de cinco servidores também atende cerca de 60 pessoas que buscam recolocação no mercado. Outros dois funcionários atendem 20 agendamentos e 30 encaixes para confecção da Carteira de Trabalho. A marcação de horário para o encaminhamento de seguro-desemprego e confecção da Carteira de Trabalho pode ser realizado pelo site www.fgtas.rs.gov.br. Para busca de emprego, não há agendamento porque as oportunidades mudam com muita frequência.