Caxias do Sul terá um escritório do consulado americano. A novidade, ainda sem data para abertura, foi anunciada na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) desta segunda-feira (10). O escritório EducationUSA ficará na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e será a fonte oficial sobre intercâmbios nos Estados Unidos.
— Pode facilitar o acesso a oportunidades de graduação nos Estados Unidos. É possível que a gente abra ainda neste ano. Mas depende, porque é uma parceria entre o consulado e a instituição — destaca o diretor da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, o cônsul John Jacobs.
Quando fala de oportunidades, ele se refere às bolsas de estudos que muitas das mais de 4 mil instituições de ensino superior dos Estados Unidos oferecem para estudantes de qualquer nacionalidade. Segundo o cônsul, 19.370 brasileiros estudam atualmente em universidades norte-americanas.
Durante a reunião-almoço com os empresários, Jacobs também destacou as atividades realizadas pelo consulado, como palestras sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo, justiça e cultura, além de programas como estágios e intercâmbios. O Jovens Embaixadores, para estudantes de Ensino Médio, é um dos mais tradicionais _ foi criado em 2002 e está com inscrições abertas até 12 de agosto para a edição deste ano.
Conforme o cônsul, na área de negócios, o consulado tem atuado na organização de delegações americanas para visitação a feiras no Brasil e de brasileiros aos Estados Unidos.
— Sempre estamos tentando promover negócios entre os nossos países e levamos muitos especialistas para fazer palestras sobre esse tipo de intercâmbio. Também temos um escritório que facilita viagens para pessoas que querem fazer negócios, tanto brasileiros quanto americanos.
Centro inaugurado na UCS
O cônsul John Jacobs participou na tarde desta segunda da inauguração do UCS Writing Center, um centro de apoio à comunidade acadêmica no ensino da escrita em língua inglesa
— Ele (centro) oferece um serviço para as pessoas que querem saber mais ou melhorar a habilidade de escrever em inglês, especialmente na área de pesquisa para fazer algumas publicações — explica.
Mais de 100 mil
Desde que o consulado foi reaberto em Porto Alegre, em 2017, mais de 100 mil vistos foram emitidos — o consulado havia sido fechado em 1996 por dificuldades financeiras.