Pelo menos 120 vagas de trabalho vão estar disponíveis na agência do Sine de Caxias do Sul em ação da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) para marcar o mês do trabalho. O feirão ocorre nesta segunda-feira (20) com mais de 2 mil vagas em 43 agências do Estado, sendo que mais da metade dos empregos não tem exigência de experiência. Caxias é a cidade que tem a maior oferta de vagas. Também na Serra, Carlos Barbosa aparece como o terceiro município da lista com mais empregos no feirão, com 103 vagas disponíveis. Na data, as unidades oferecerão os serviços de intermediação de mão de obra, entrevistas de emprego e atividades de orientação profissional.
Em Caxias do Sul, há vagas na área metalúrgica, como de operador de máquinas; em áreas administrativas; no comércio, com postos de vendedores; além de empregos de auxiliares de limpeza e cozinha, por exemplo. Segundo Valmir Funari, coordenador da FGTAS/Sine da cidade, as áreas com contratação são bem diversificadas e a agência lidera a oferta de empregos no interior do Estado não só na ação desta segunda, mas ao longo de todo o ano.
— Fomos a cidade com o maior número de vagas disponíveis no primeiro trimestre do ano, sem contar Porto Alegre. Nossa intenção é encaminhar o maior número possível de candidatos para vagas nesta segunda-feira — destaca Funari.
Também está programado um café da manhã e palestras sobre inserção no mercado de trabalho, capacitação profissional e primeiro emprego, a partir das 8h, no Sine de Caxias. Outra cidade da região que participa da programação é Garibaldi, com orientações para o trabalhador e entrevistas para vagas de auxiliar de limpeza, líder de núcleo, estoquista, auxiliar de produção e cozinheiro. Nova Prata fará entrevista para 12 vagas de emprego na agência do Sine, das 13h30min às 17h30min. Em Vacaria, serão feitas entrevistas para 28 vagas, a maioria na área de agricultura.
Em todo o Estado, as ocupações com os maiores números de vagas são alimentador de linha de produção, vendedor de comércio varejista, motorista de caminhão, embalador a mão e servente de obras. Interessados em se candidatar devem comparecer às agências participantes com carteira de trabalho. Na data, será oferecido, exclusivamente, o serviço de intermediação de mão de obra nas unidades participantes. As agências que não dispõem de programação especial do mês do trabalho terão atendimento normal de todos os serviços.