A Marcopolo, fabricante de ônibus de Caxias do Sul, comunicou aos acionistas, na manhã de terça-feira (9), que Francisco Gomes Neto pediu a renúncia do cargo de diretor geral da companhia. O comunicado ocorreu após a Embraer ter indicado o CEO da Marcopolo para a presidência. O nome de Francisco deve ser aprovado na assembleia geral da fabricante de aviões, marcada para o dia 22 de abril.
A Marcopolo informou ainda que ele vai ocupar a posição de CEO até o dia 30 de abril de 2019. Após este período, o cargo de diretor geral será ocupado por James Eduardo Bellini, interinamente. Filho do fundador Paulo Bellini, James é o atual presidente do Conselho de Administração da companhia desde 2018.
James tem longa experiência na gestão da Marcopolo, atuou na companhia desde o início da década de 90, como representante comercial na Argentina, e até o ano de 2005, como diretor de mercado internacional, onde teve participação ativa na abertura de vários mercados, como Cuba e América Central, entre outros.
Francisco deixará a Marcopolo depois de ter conduzido a empresa em meio à severa crise econômica brasileira, ter atuado na revitalização de seu sistema de produção, consolidação do mercado nacional e na melhora da rentabilidade das operações internacionais da Marcopolo. Ele também deu sequência a projetos estratégicos como a inauguração da planta de São Mateus e do novo Centro de Fabricações no início deste ano. O novo centro substituiu a unidade de plásticos, consumida por um incêndio em setembro de 2017.