O valor médio de consumo dos caxienses para as compras de Natal será de R$ 390,34, segundo uma pesquisa de intenção de compras realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul e divulgada na manhã desta quarta-feira (19).
Os resultados do levantamento apontam que quase 80% dos caxienses vão ir às compras para o Natal. Desses, 53,12% devem fazer as compras em dinheiro, enquanto 34,42% das pessoas vão optar por cartões de crédito. Entre o grupo que afirmou que não irá às compras, o principal motivo é a falta de dinheiro – o que corresponde a 41,46% do total.
A pesquisa aponta que o consumidor está mais cauteloso ao parcelar as dívidas das compras de Natal. 58,28% dos entrevistados vão realizar as compras à vista. Dos que vão parcelar, 24,43% escolhem realizar as compras em no máximo duas vezes.
O diretor de Pesquisa e Inovação da CDL, Eduardo Colombo, avalia que o valor médio abrange a capacidade de investimento de toda a família. Ele explica que o cuidado em gastar na aquisição de presentes advém dos recentes momentos de crise econômica que abalaram a confiança dos consumidores.
— Essa retomada na economia tem sido tímida. Quem retorna ao mercado de trabalho pensa inicialmente em colocar as contas em dia e se arriscar menos – aponta.
Além disso, a maior parcela dos entrevistados vai deixar para os últimos dias antes do Natal para fazer as compras: 34,39% afirmaram que vão fazer as compras ao longo desta semana anterior ao Natal, enquanto 15,29% vão efetuar as compras na véspera ou até mesmo no dia do Natal.
Roupas e acessórios são os produtos mais buscados, com um índice de 35,81%, seguido de brinquedos, com 24%. A pesquisa da CDL abordou 395 pessoas em toda a cidade, entre 4 e 9 de dezembro.