Economia

Cartório Eleitoral

Mais de 30 mil eleitores de Caxias têm títulos cancelados

Quase 10% dos 322 mil eleitores aptos a votar em Caxias não regularizaram documentação no Cartório

André Tajes

Enviar email
Porthus Junior / Agencia RBS

Das 322.304 pessoas aptas a votar em Caxias do Sul, 30.926 eleitores estão com o Título de Eleitor cancelado. O índice é de quase 10%. Desse total, 9.130 são eleitores com mais de 70 anos, o que representa 29,52%.

O levantamento é do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) divulgado na semana passada. Os motivos para a restrição são eleitores que não compareceram para o recadastramento biométrico que terminou em maio de 2016 em Caxias, que não realizaram transferência do documento para outra cidade, que faleceram ou que tiveram o título suspenso por condenação criminal.

O número de títulos cancelados está diminuindo na cidade. Em 2016, eram 48 mil eleitores nesta situação. Já em 5 de maio deste ano, último dia para regularização do cadastro para as eleições de 2018, o número era de 31.856.

Para o chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Edson Borowski, o índice é satisfatório, principalmente em comparação a outras cidades de porte semelhante.

— Esperamos que até 2020 a maior parte desses eleitores consiga regularizar o seu título. Sabemos, no entanto, que os mais de 25% que são idosos dificilmente devem se regularizar. Ainda assim, trabalhamos com expectativa de que cerca de mais de 20 mil eleitores possam voltar a votar nas próximas eleições (municipais) — projeta Borowski.

Na semana passada, os cartórios eleitorais retomaram os serviços de cadastramento biométrico e alterações do eleitor em todo o país. Para evitar filas e grandes aglomerações, o Cartório Eleitoral de Caxias do Sul orienta aos eleitores que, se possível, façam a justificativa eleitoral por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (www.tre-rs.jus.br). Esse processo elimina a necessidade de ir até um cartório.

Já nos casos de pagamento da multa, o eleitor pode emitir a guia de pagamento também pelo site do TSE, na aba “serviços ao eleitor”. Porém, após o pagamento, é preciso ir até um Cartório Eleitoral e entregar o comprovante.

O eleitor que não votou nem apresentou justificativa na última eleição tem 60 dias para regularizar a sua situação.

 Leia também
Preço médio da gasolina cai R$ 0,13 em duas semanas em Caxias do Sul
Público prestigia atrações da Expo Farroupilha no primeiro sábado do evento 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Madrugada Gaúcha

03:00 - 05:00