O primeiro shopping de Caxias completa 25 anos neste domingo. Chegar a esta marca prova que a decisão de transformar uma loja tradicional, como era a Casa Prataviera, em shopping, foi acertada. Hoje, o Prataviera Shopping é referência.
— Foi um grande risco. Ao mesmo tempo em que a gente via como oportunidade, era uma grande ameaça pois a gente não tinha expertise no negócio. A gente conhecia muito bem o varejo. Fomos aprendendo, levando na cabeça, mas aprendendo e, sem dúvida, se mostrou ser um ótimo investimento — avalia João Prataviera Neto, gerente do Prataviera Shopping e um dos diretores da Pratal S/A, empreendedora do shopping.
A mudança foi positiva não somente para o Prataviera. A novidade deu uma nova cara para Caxias, que tinha 302 mil habitantes em 1993, ano da inauguração, segundo estimativa do IBGE. O caxiense não precisou mais se deslocar aos grandes centros, como Porto Alegre e São Paulo, para saber o que era um shopping center.
O comportamento das lojas de rua também mudou. Sem fechar ao meio-dia, aberto até as 21h e funcionando normalmente aos sábados, o Prataviera moldou, de certa forma, uma nova cultura do comércio, que acabou se adaptando aos horários — embora o fechamento da maioria das lojas durante a semana seja mais cedo, às 19h.
Presidente do Sindilojas em 1993, Válter Minusculi lembra com saudosismo da Casa Prataviera, mas tem certeza que a iniciativa foi fundamental para Caxias, pois trouxe desenvolvimento ao comércio. A decisão arrojada, segundo ele, representou o fortalecimento da área central.
— Fortaleceu o comércio de rua, trouxe mais firmeza às lojas do Centro. Cresceu o número de estabelecimentos e trouxe investimentos importantes para Caxias, como a Lojas Renner — destaca.
Atual presidente do Sindilojas, Idalice Manchini também destaca o desenvolvimento do Centro com a presença do shopping, que agradou ao consumidor e foi considerado até ponto turístico da cidade.
— Em seguida (1996) veio o Iguatemi, mas há 20 anos, era longe, isolado, fora da cidade.
Com 59 operações e público de cerca de 10 mil pessoas que circula todos os dias pelo shopping, o Prataviera abriu caminho para o Iguatemi e o Bourbon San Pellegrino, inaugurado em 2010, além de outros empreendimentos, como Martcenter e Plaza. Os três principais shoppings somam quase 300 operações.
Novo gás
Depois da inauguração, a chegada da Renner é considerada pela direção o principal momento dos 25 anos de história do Prataviera. A loja âncora se instalou em 2007, em três dos seis andares do prédio e revitalizou o shopping. Trouxe mais movimento e acabou beneficiando, claro, as lojas menores.
— Modificou o perfil do negócio. Foi uma excelente medida — diz Prataviera Neto.
Localização e circulação
O mau momento vivido pelo Shopping Triches, que acabou levando ao seu fechamento em dezembro, fez com que Lucas Sofiatti e Carla Wentz procurassem uma alternativa para a unidade da Prata Tropical. Com a Lumière, loja de semijoias já no Prataviera, eles resolveram levar a Prata também para o shopping.
Desde novembro, estão no espaço e não se arrependem. A loja é que a mais fatura em relação às outras duas — no Bourbon San Pellegrino e no Iguatemi. Os proprietários preferem não revelar valores.
— É dos melhores pontos da cidade, por causa da circulação e da estrutura — garante Sofiatti.
Faturamento já cresceu 12% em 2018
Nos cinco primeiros meses do ano, o Prataviera registrou crescimento de 12% nas vendas em relação ao mesmo período de 2017. O número é considerado significativo pela administração.
A retomada também se verifica no curto período com lojas fechadas no local. O espaço que abrigava a Hering, por exemplo, fechada em maio, já foi locado para outras três lojas: O Boticário e Tim, que abrem em breve, e Pingo de Gente, já inaugurada. O Boticário, que tem duas lojas no acesso pela Avenida Júlio de Castilhos, irá transferir uma delas para a entrada da Sinimbu. Na que ficar vaga, irá inaugurar a Inifinite Choices, comércio de calçados e vestuário.
— A gente veio com crises e começou a dar uma melhorada neste último ano. Algumas vacâncias em menos de um mês foram preenchidas com empreendedores que viram aqui um bom negócio — destaca João Prataviera Neto.
Até o final do ano, a direção pretende finalizar a ampliação da praça de alimentação. Serão mais 250 metros em linha reta em direção à Avenida Julio. Também há planos de expansão do prédio. O shopping tem licença para construir mais cinco andares.
>> Gastronomia: Na segunda-feira, a praça de alimentação ganhou mais um restaurante, o Temperos Express.
"Passei tantas coisas boas aqui", diz funcionário
Se tem alguém que sabe tudo sobre o Prataviera Shopping, em detalhes, esse alguém é Manoel Airtro Leite. Com apenas 13 anos de idade, começou a trabalhar ainda na antiga Casa Prataviera.
Era para ser uma semana, fazendo pequenos serviços gerais, mas acabou ficando. Foram 24 anos atuando na tradicional loja de tecidos e aviamentos até o empreendimento se tornar um shopping center.
— A repercussão foi grande, foi uma loucura. Mas tu acredita que ainda tem pessoal que vem aqui e procura para comprar tecidos? — conta seu Manoel.
Hoje supervisor operacional do shopping, ele tem a tarefa de liderar as equipes de limpeza e segurança, além de controlar a entrada e saída de lojas e as obras realizadas no prédio.
Aos 62 anos, ele até pensa em se aposentar, mas as boas lembranças acabam falando mais forte:
— Penso que está na hora de parar. Mas parar por quê? Passei tantas coisas boas aqui — diz, entusiasmado.
>> História
> A Casa Prataviera é inaugurada em 5 de maio de 1942 e passa a vender tecidos e aviamentos. A loja tem mais de 100 mil clientes cadastrados. Francisco Alberti foi um dos fundadores.
> Em 29 de julho de 1993 é inaugurado o Prataviera Shopping.
> Em 12 de dezembro de 2007 é inaugurada a Lojas Renner, âncora de projeção nacional.
"As pessoas vinham para conhecer e passar o dia"
Estar no primeiro shopping da cidade foi uma oportunidade que Gladimir José Zanella não podia deixar passar. Ele não teve dúvida em instalar a Doce Docê na praça de alimentação do Prataviera quando o empreendimento foi inaugurado. No auge da novidade, presenciou as filas para entrar no shopping e os rolezinhos da gurizada — quem viveu os primeiros meses lembra do "formigueiro humano" que se formava nas características rampas do prédio.
— As pessoas vinham para conhecer e passar o dia. Era um local de encontro dos adolescentes. Foi um sucesso no primeiro ano. Depois, caiu na realidade — recorda.
O Prataviera passou por percalços, segundo ele, mas conseguiu superar e se consolidou como um shopping de vizinhança. A Doce Docê dobrou seu espaço e tem um movimento bom — a diferença em relação aos outros shoppings (Iguatemi e Bourbon San Pellegrino) é que não abre aos domingos, por isso o faturamento é menor.
— A loja consegue ser viável dentro do shopping e temos um apreço especial pelo Prataviera – diz.
>> Lojas: Gang, Datelli e O Boticário também estão instaladas desde a inauguração.
Casal Panizzon também arriscou
Assim como a família Prataviera resolveu apostar em 1993, o casal Luís César Panizzon e Saluci Dias de Miranda Panizzon também arriscou, em 2010, e passou a empreender. Os dois deixaram seus empregos e compraram a Secreta Saudade, loja de presentes no terceiro andar desde 2002.
Embora tenha um público fiel, que procura a loja nem que seja para comprar um cartão de aniversário, um novo perfil de consumidor começa a surgir, conta Panizzon: o das redes sociais. Ele diz que muitas vendas são feitas a partir da divulgação no Facebook ou no Instagram.
Apesar disso, ele entende que é preciso manter a loja física. E a escolha pelo shopping tem uma explicação:
— A gente já pensou em sair, mas a questão é a segurança. Se eu estivesse na rua, teria de ter mais funcionários.
>> A estrutura
> 16,2 mil metros quadrados de área total.
> 4,7 mil metros quadrados de área locada (eram 2,9 mil em 1993).
> 59 operações (que incluem vestuário, alimentação, serviços, beleza e educação).
> 1 loja âncora.
> 110 vagas de estacionamento.
>> Agende-se: Neste sábado, das 10h às 15h, o Prataviera irá promover atividades especiais para comemorar o aniversário de 25 anos. Serão realizadas brincadeiras com distribuição de vales-presente e descontos, além de pipocas e balões. Haverá transmissão ao vivo da Rede Mais Nova.
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