O primeiro grupo de pessoas com menos de 60 anos com direito a sacar fundos do PIS/Pasep tem até amanhã para efetuar os resgates antecipados. Até 29 de junho, os recursos estão liberados para quem tem de 57 a 59 anos, além de pessoas com mais de 60 anos e aposentados, que não têm prazo para sacar. De sábado, dia 30 de junho, até 7 de agosto, os pagamentos ficarão suspensos. Neste período, os valores serão corrigido.
Em 8 de agosto, correntistas da Caixa e do Banco do Brasil terão o crédito em conta dos valores do PIS/Pasep a que têm direito. E, de 14 de agosto a 28 de setembro, os saques voltam a ser liberados a pessoas de qualquer idade – inclusive aquelas da faixa etária dos 57 aos 59 anos que deixarão de sacar agora.
Quem pode fazer a retirada até amanhã é que tem de avaliar se é mais interessante sacar agora ou em agosto, com o rendimento incorporado, que pode variar entre 8% e 10%.
Para especialistas, se houver dívidas e os juros forem menores do que a estimativa de correção, pode ser o caso de deixar o saque para agosto. Mas quem está no cheque especial ou deve no rotativo do cartão de crédito não tem razões para aguardar.
– Se a pessoa está usando o limite do cheque especial ou deve no cartão, precisa usar imediatamente o que tiver à disposição. Porque em cerca de um mês e meio, até agosto, o que ela deve vai aumentar mais do que o saldo não sacado do PIS/Pasep – explica o educador financeiro Adriano Severo.