Pelo quinto mês consecutivo em 2018, o mercado de trabalho em Caxias do Sul fechou com saldo positivo. Em maio, o município criou 742 novos postos com carteira assinada. O resultado é fruto das 5.756 contratações e das 5.014 demissões que ocorreram no período. Os números formam parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho, que foi divulgado na tarde desta quarta-feira.
No mês passado, a indústria de transformação foi o setor que mais contratações fez no município. Ao todo, foram abertos 504 postos formais no segmento. Na sequência aparece o comércio, com saldo positivo de 325 postos. O setor de serviços e a construção civil também fecharam maio no azul, com a criação de 80 e 18 vagas, respectivamente. Por outro lado, a agropecuária encerrou 181 posições. Já a indústria extrativa mineral e a administração pública fecharam duas vagas cada.
Nos cinco primeiros meses de 2018, Caxias do Sul é a segunda cidade que mais gerou postos de trabalho no Rio Grande do Sul. Ao todo, são 4.849 vagas criadas no período, saldo gerado pelas 31.482 contratações e as 26.635 demissões ocorridas ao longo do ano. O desempenho só é inferior ao de Santa Cruz do Sul, que abriu 6.444 postos formais neste ano.