No mercado de trabalho caxiense, as ofertas para jovens sem experiência ainda são restritas. A demanda para este público está abaixo das demais. Pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee Caxias) passam, em média, 120 jovens por dia em busca de uma vaga para o primeiro emprego. Na tarde de ontem estavam disponíveis 120 vagas de estágio em Caxias.
Leia mais
O que se deve fazer para conseguir o primeiro emprego
Empresa caxiense forma e emprega 100 jovens
Os principais cursos para estágio são: Nível superior (Administração, Informática, Contabilidade, Direito, Publicidade, Logística, Engenharia Mecânica, Enfermagem, Educação Física e Fisioterapia). Nível médio (técnicos em Administração, Qualidade e Ensino Médio).
O Ciee conta com 14,2 mil cadastros em busca de oportunidades de estágio e 10 mil para o programa Jovem Aprendiz. No primeiro deste ano foram efetivados no mercado 1.143 jovens para os dois programas.
No Sine Caxias, as vagas para jovens na faixa dos 18 a 24 anos estão mais escassas. Isto porque, na maioria das vezes, não têm a experiência exigida pelo mercado.
— As exigências estão cada vez maiores. Entre elas a experiência e a qualificação. Muitos jovens terminam o ensino médio e não têm dinheiro para continuar estudando. Acabam ficando sem trabalho — justifica o coordenador do Sine Caxias, Alex Motta.
Na agência de recursos humanos Capta, a situação também não está muito favorável aos jovens. A assistente de RH Daniele Mattos conta que no primeiro trimestre do ano, somente três vagas foram oferecidas para esta faixa de público.
— Percebemos uma retomada dos empregos, mas não para os jovens. Temos bons currículos, mas a oferta é muito maior que a demanda — avalia Daniele.
PORTAL DO CIEE
Confira as vagas no www.cieers.org.br.