O comércio brasileiro deve perder mais de R$ 11 bilhões devido aos feriados nacionais em 2018, segundo a previsão da Fecomércio-SP. No Rio Grande do Sul e em Caxias do Sul, as entidades do segmento ainda não têm uma projeção das perdas. De acordo com a Fecomércio-RS, o grande número de feriados em dias úteis vai impactar negativamente nos resultados do varejo. Considerando datas do calendário nacional e estadual, serão ao todo 11 feriados (10 nacionais e um estadual) em dias úteis no decorrer do ano no Rio Grande do Sul, o mesmo número de feriados do ano passado. À lista de feriados, devem ser adicionados o Dia de Tiradentes e a data regional de Nossa Senhora de Caravaggio no dia 26 de maio, ambos em sábados. Ao todo, são 13 feriados no ano (veja lista).
De acordo com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, nos casos de feriados próximos ao final de semana, parte da demanda local tende a ser absorvida por regiões com maior apelo turístico.
– Litoral e Serra são regiões que acabam sendo beneficiadas em virtude da atração de turistas, melhorando os resultados da hotelaria e do comércio dessas localidades. Por outro lado, o comércio e a hotelaria das demais regiões sofrem com a alteração da rotina de trabalho das pessoas – afirma o dirigente.
Para enfrentar o cenário negativo, a Fecomércio-RS recomenda a adoção de estratégias que atraiam e fidelizem o consumidor para evitar perdas significativas nos feriados.
– A maior parte da queda de vendas nessas datas está relacionada à alteração da rotina das pessoas. Assim, é fundamental que as empresas consigam participar dessas mudanças, intensificando estratégias de aproximação com os clientes – recomenda o presidente da Fecomércio-RS.
Segundo Bohn, é importante conhecer os hábitos de consumo dos clientes e ser criativo para ofertar produtos que eles possam usufruir em seus momentos de lazer e descanso. Entre as dicas, está a de disponibilizar ferramentas como o comércio eletrônico e ampliar a divulgação de produtos e promoções em redes sociais.
O presidente do Sindicato Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), Eduardo Slomp, garante que há perdas principalmente nos feriados durante a semana. Ele diz que a entidade pretende reunir os filiados nas próximas semanas para fazer uma projeção para esse ano.
– Temos que analisar em quais os dias vão cair os feriados. Não se recuperam as vendas perdidas devido a um feriado. Nas quintas, sextas e sábados, dias de maiores vendas nos supermercados, o prejuízo é ainda maior.
A 1ª vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caxias do Sul (Sindilojas), Idalice Teresinha Manchini, também garante que os feriados causam prejuízos para o comércio.
– Sempre tem prejuízo quando tem feriadão.