Os sinais de que a economia caxiense está retomando podem ser percebidos no número de vagas oferecidas no Sine Caxias neste início de ano. Desde o dia 1º de janeiro já foram disponibilizadas 196. O dobro das oferecidas no mesmo período de 2017. Na tarde desta quarta-feira constavam 106 postos com carteira assinada, a maioria na área da indústria. Além destas, outras cerca de 1,2 mil oportunidades abertas pelas empresas Marcopolo e Randon no final do ano passado estão sendo efetivadas.
Para o coordenador do Sine Caxias, Max Mota, o cenário está mais animador.
— É um sinalizador de que o ano vai ser bem melhor — aponta.
Outra boa notícia é a de que as pequenas empresas estão voltando a contratar. Pelo menos 70% das vagas oferecidas pelo Sine, são para estas empresas. É outro indício de que a movimentação nas duas maiores empresas da cidade — que abriram mão das férias coletivas — está repercutindo nos empreendimentos de menor porte.
A movimentação também está mais intensa nas agências de Recursos Humanos de Caxias do Sul. Na Capta RH, a procura está bem melhor que o ano passado. A assistente de RH Danieli Cristina Serafin Matos assegura que a retomada está muito mais forte este ano. O carro-chefe das ofertas de emprego na agência continua sendo na área da produção. Mas Danieli já percebe movimentos nos setores administrativos, comerciais e de gestão. Na área de gerência três vagas estavam abertas na tarde de hoje na agência
Os encaminhamentos do seguro-desemprego também caíram. Na primeira quinzena de janeiro de 2017, eram cerca de 240 por dia. Esta semana, a média foi de 150 por dia, segundo informações do Sine.
Leia também:
Por falta de recursos, prefeitura de Farroupilha adia previsão de concurso para guardas municipais
Após atraso de salários, empresa responsável por merendeiras das escolas de Caxias poderá ser punida