Uma pesquisa realizada pelo Procon Caxias revela que apenas 9% dos lojistas caxienses possuem loja virtual, 65% não têm e outros 23% dos lojistas utilizam as redes sociais para divulgar os produtos. Porém, nesse caso, o consumidor não consegue efetuar a compra pela internet.
O levantamento foi feito em 100 estabelecimentos do centro da cidade e revelou que o comércio eletrônico, uma tendência mundial, ainda não chegou para valer a Caxias.
O resultado aponta para a baixíssima participação em comércio eletrônico, o que representa uma desvantagem para o lucro do comerciante caxiense.
— As vendas físicas estão em queda e o comércio eletrônico aumenta a participação nos resultados financeiros. A pesquisa mostra a baixa atuação do comércio local nesse novo meio que, cada vez mais, interage com o espaço físico. É preciso ter consciência disso e reagir em favor de uma modernização do empreendimento e da identidade dos nossos estabelecimentos locais em favor dos consumidores caxienses — declara o coordenador do Procon Caxias, Luiz Fernando Horn.
A palestra Incubadora virtual: uma opção de expansão para o comércio de Caxias do Sul, que acontece hoje na programação da Semana do Empreendedorismo vai debater questões ligadas ao comércio eletrônico. A programação está marcada para as 19h30min, no auditório do Sindilojas, e é aberta ao público. No entanto, é preciso se inscrever antecipadamente pelo telefone (54) 3214.5343 – ramal 2030.