A colheita da goiaba está em fase final no município de Feliz. A fruta é aposta de 35 famílias envolvidas na plantação. São colhidos todos os anos, aproximadamente, 17 mil quilos por hectare, o que totaliza mais de um milhão por ano. Segunda dados da Emater e secretaria da Agricultura, são 70 hectares de área plantada, a maioria da variedade Paluma.
Leia mais:
Tributos chegam a superar 50% do preço de produtos para a Páscoa
Loja caxiense apostará em objetos de design de artesãos brasileiros
Oito dicas na hora de comprar chocolates para a Páscoa
Os registros dão conta que a primeira muda de goiaba chegou à Feliz por volta do ano de 1998, vinda de São Paulo, depois de estudos feitos pela Secretaria da Agricultura e Emater, da época. Atualmente, a safra está na fase final e o valor médio de venda é de R$1,80 o quilo. A maior parte é vendida para a indústria e o restante indo para comércio e Ceasa.
– Existem muitas famílias que trabalham na produção dessa fruta e que representa uma boa parte do sustento dessas pessoas e contribui muito para que a agricultura seja a principal economia do município. Ao longo dos anos temos aperfeiçoado o cultivo graças à parceria com a Emater – enfatiza o secretário de Agricultura, Gilberto Rauber.
A goiaba da qualidade Paluma é uma planta vigorosa, altamente produtiva, com ramos de crescimento lateral, fruto de tamanho grande, saborosa e casca lisa. A fruta é uma das mais utilizadas no mercado brasileiro. está presente em geleias, compotas, sucos, sorvetes e doce e ainda pode ser consumida in natura.
Agricultura
Município de Feliz colhe mais de um milhão de quilos de Goiaba
Cidade tem 70 hectares de área plantada e 35 famílias estão envolvidas com a produção da frura
Ivanete Marzzaro
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: