Centenas de motoristas formaram uma longa fila na manhã desta quarta-feira em frente ao posto da Rede SIM localizado na Rua João Nichele, 2.227, próximo ao Shopping Iguatemi, em Caxias do Sul. O motivo era digno: garantir uma senha para abastecer a R$ 2 o litro da gasolina. O posto disponibilizou 150 números, que esgotaram perto das 8h, deixando muita gente de fora do Dia da Liberdade de Impostos.
Leia mais
Dia de fila para garantir gasolina a R$ 2 o litro em Caxias
Semana do Meio Ambiente abre nesta quarta-feira em Caxias do Sul
Rosilene Pozza: de olho aberto nas "cobranças"
Segundo o gerente de área da Rede SIM da Serra, Alberto Nicola, o primeiro motorista chegou ainda na terça-feira para garantir 20 litros de combustível sem tributos – o valor chega a ser 50% mais barato do que o preço normal.
– Era perto das 18h quando ele estacionou o seu carro no primeiro lugar da fila. Ele dormiu ali, se revezou com familiares, e foi o primeiro a abastecer – disse.
No ano passado, muita gente também madrugou na fila para economizar. Mas, segundo Nicola, o movimento dos anos anteriores nem se compara com o registrado nesta quarta-feira. Para ele, este foi o dia mais significativo desde que a rede serrana aderiu à campanha, há seis anos.
Além do posto da Serra, o grupo também promove a ação em outras duas revenas, em Porto Alegre e Pelotas, integrando o protesto organizado pelo Instituto Liberdade e pela Associação da Classe Média (Aclame). O objetivo é chamar a atenção pelo alto peso dos tributos, de modo que o cidadão tenha uma noção do quanto do seu trabalho é destinado ao governo.
No Estado, Gravataí também será contemplada pela Abastecedora de Combustíveis Confiança. Haverá eventos simultâneos em cidades como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.