Com a escassez de oportunidades no mercado formal, muita gente tem aproveitado o momento de dificuldades na recolocação profissional para tirar da gaveta o sonho de empreender. O momento econômico, porém, exige cautela e, assim, negócios já testados e conhecidos do público ganham preferência na hora de investir. Diante desse cenário, o setor de franquias segue em alta no país (na contramão da maioria dos segmentos) e disparou 7,6% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2015, apontam dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O menor potencial de risco dessa modalidade é um dos principais diferenciais negócio, avalia Gilmar Gianni, consultor de franchising e professor de franchising, marketing e vendas da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Estudo recente aponta que a mortalidade de empresas no sistema de franquias é de 3,7% nos dois primeiros anos de funcionamento, enquanto o índice de fechamento de negócios tradicionais supera os 20% no mesmo período.
– As franquias contam com um modelo de negócio testado, credenciado, o que faz com que a probabilidade de sucesso seja maior. Outra questão importante é que os franqueados gabaritados sempre analisam a região que a nova unidade vai se instalar, para garantir assim que o ponto é adequado e não está saturado do segmento – explica Gianni.
Entre os setores que estão em alta no mercado das franquias, Gianni cita a alimentação como destaque. O ramo segue na chamada "curva positiva" mesmo com a diminuição geral do consumo gerada pela crise.
Os segmentos que apostam em tendências específicas também vêm crescendo, conta Gianni. Nessa linha, há um exemplo novo surgindo no mercado e que tem sede em Caxias: a Girardi Sports. A marca será a primeira franquia de running store do país.
– Percebemos essa tendência de lojas voltadas especificamente para artigos de corrida nos Estados Unidos e na Europa. Esse esporte vem tendo um crescimento exponencial, então decidimos inovar e franquear o modelo do negócio – conta Daiane Potrich, uma das proprietárias.
A Girardi Sports está agora finalizando o projeto de franquia e pretende iniciar as negociações já no segundo semestre. Em Caxias, a marca atua há 10 anos e conta com três lojas próprias.
Caxias exporta e importa negócios
Embora não há uma estimativa oficial, estima-se que Caxias seja palco de pelo menos 200 marcas no modelo de franquias. Alguns negócios, como O Boticário e McDonald's, contam inclusive com mais de uma unidade na cidade.
– Caxias é assediada por toda e qualquer marca, já que figura entre as principais cidades do Estado e tem um PIB alto e boa qualidade de vida – relata o especialista.
Mas a cidade vem também exportando cada vez mais marcas para outros municípios e regiões. Segundo Gianni, nos últimos seis anos cerca de 20 franquias saíram ou estão saindo do papel em Caxias. A Croasonho, que conta atualmente com mais de 70 operações em todo o país, surge como referência:
– A Croasonho mostrou que é possível. Cada vez mais, Caxias está no mapa do franchising brasileiro.
Cinco franquias em um ano
Quando o casal Alex e Ana Carolina Bortolini criou a Tudo em Grãos há cerca de dois anos, em 2014, a ideia já era ampliar o negócio futuramente com o modelo de franquia. O que não era esperado é que a expansão para o formato viria tão cedo.Em 2015, com apenas um ano de negócio, a Tudo em Grãos já começou a colocar em prática o piloto da modalidade de franquia, em Passo Fundo. Na sequência, vieram outras três unidades (em Farroupilha, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa). Agora a marca se prepara para abrir a segunda unidade em Passo Fundo, fechando assim cinco franquias em apenas um ano.
– Pensamos em ser uma franqueadora em algum momento, até por isso investimos na marca, no nome, no modelo de negócio, mas jamais imaginávamos que tudo aconteceria tão rápido – conta Alex.
O sucesso da marca é atribuído ao resgate das vendas a granel e também à tendência crescente de alimentação saudável:
– Com as famílias cada vez menores, as compras fracionadas surgem como alternativa. Além disso, avaliamos que a qualidade, o preço e o atendimento são diferenciais da marca.
A Tudo em Grãos abrange um mix de cerca de 700 itens. A marca pretende encerrar 2016 com 10 unidades (as duas próprias de Caxias, as cinco franquias já existentes e outras três novas expansões).
Oportunidade
Considerada uma das maiores feiras de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo ocorre na próxima semana, de 15 a 18 de junho. O encontro conta com quase 500 expositores e será nos Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, em São Paulo.