Temperaturas baixas, início do mês (leia-se pagamento recém efetivado pelas empresas) e Dia das Mães. Sobram motivos para a expectativa dos expositores do Festimalha, em Nova Petrópolis, ser otimista para este final de semana. A feira iniciou na última semana e reúne 63 expositores – sendo 47 malharias, cinco estandes de acessórios e 11 opções de alimentação.
A movimentação registrada nos primeiros dias de Festimalha surpreendeu os lojistas. Em anos anteriores, lembra Tiago Teles, vendedor da Shirley Malhas, a concentração dos visitantes ficava nos últimos finais de semana:
– Nesse ano já teve muita gente nos primeiros dias e notamos ainda grande movimentação nas quintas e nas sextas. Antes era mais comum só nos sábados e domingos. Está sendo bem positivo – comemora.
O clima frio aliado à proximidade com o Dia das Mães tem transformado o cenário no "melhor dos mundos" para as malharias, avalia Cláudio Michaelsen, presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), entidade que coordena o Festimalha. A retração econômica não tem dado sinal na feira que é considerada a maior de malha tricot do Sul do país:
– A impressão que dá é que a Serra não está vivendo uma crise nos últimos dias. Parece que as pessoas estão entendendo que a economia tem que funcionar independentemente da política e do cenário complicado – analisa Michaelsen.
Até dia 5 de junho, o Festimalha espera comercializar 350 mil peças. A estimativa, conta Michaelsen, é baseada na projeção de que 100 mil pessoas devem passar pelo Centro de Eventos de Nova Petrópolis nos 24 dias de evento.
Além de conhecer os lançamentos das malharias em primeira mão, os visitantes também tem a vantagem de poder comprar as peças diretamente dos fabricantes no Festimalha. A eliminação dos intermediadores, destaca Michaelsen, torna os valores das malhas mais acessíveis do que as encontradas no mercado.
PROGRAMA-SE
O que: 27º Festimalha
Quando: até 5 de junho (sempre de quinta a domingo, das 10h às 19h)
Onde: Centro de Eventos de Nova Petrópolis (Rua Padre Affonso Theobald, 1.700, Centro)
Quanto: R$ 6 (público em geral), R$ 3 (público da 3ª idade nas quintas, feriados e finais de semana), isento (crianças de até 10 anos, público da 3ªidade nas sextas e moradores locais mediante apresentação da carteirinha do Parque Aldeia do Imigrante). Público de excursões conta com valores diferenciados, dependendo do número de pessoas e do dia da semana.
Informações: www.festimalha.com.br
Inovação é fundamental
O frio não é o único aliado dos expositores que comemoram o bom movimento no Festimalha. Para Helena Grings, proprietária da Cristalmalhas, a inovação é a maior chave para garantir boas vendas.
– Tem gente que vem todo ano no Festimalha, então eles não querem ver a mesma coisa – analisa.
No estande de Helena, colares de lã e inúmeras variedades de ponchos são algumas das novidades. A comerciante conta que o consumidor busca cada vez mais peças com volume e que tenham fios diferentes, fora do básico.
A inovação dos estandes da feira tem, de fato, chamado a atenção dos visitantes. A empresária Luciane Michelon, de Sapucaia do Sul, visitou o Festimalha na última quinta-feira:
– Comprei algumas malhas pra mim e também para dar de presente de Dia das Mães. Gostei bastante da diversidade de cores e estilo.
:: TENDÊNCIAS ::
O Festimalha é conhecido por apresentar as principais novidades em moda inverno ao público. O Pioneiro garimpou tendências em alta na feira deste ano:
Malha como acessório
Aposta em volume e em fios diferenciados
Peças soltas em alta
Gorros estilosos
Mistura de tecidos e cores vivas
Peças multiuso