Localizado no coração de Caxias e presente na história da maioria das famílias caxienses, o prédio da antiga Metalúrgica Eberle vem ganhando vida novamente. Adquirida pela GCI Investimentos há três anos, a estrutura de cerca de 20 mil metros quadrados passa por um processo de revitalização desde 2014. Por ser uma construção tombada, as etapas de reestruturação são complexas e precisaram de aprovação do Conselho do Patrimônio Histórico Cultural (Compahc), mas agora falta pouco: praticamente toda a parte interna está concluída e as obras externas devem acabar ainda neste ano.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
FOTOS: veja algumas imagens do prédio histórico
Quem passa pelo ponto já notou mudanças expressivas. No andar térreo da Sinimbu, estão em funcionamento a Estação dos Brinquedos, a Ótica Pioner e a Padaria Pão Quente. Até pouco tempo, apenas a primeira estava no prédio e não era no mesmo lugar (agora o negócio ocupa um espaço todo reformulado).
Memória: Jandira Michelon e os 30 anos de atuação no varejo do Eberle
Na esquina nobre da Sinimbu com a Rua Borges de Medeiros abrirá a quarta unidade da marca caxiense Kenpo Sports. O ponto tem 700 metros quadrados e a novidade deve inaugurar oficialmente em maio.
- Escolhemos esse lugar porque é sem dúvidas uma das esquinas de maior visibilidade da cidade, a circulação de pessoas é muita intensa. Além disso, o prédio abriga um estacionamento, o que facilita muito a visitação. Fora que a revitalização do prédio vai potencializar muito a área central da cidade como um todo - avalia Julio Cesar Bettiato, diretor da Kenpo.
Além desses quatro empreendimentos, o térreo do edifício da Sinimbu tem lugar para mais duas lojas que ainda não foram definidas. Uma galeria de acesso, bem no meio da estrutura, já está concluída.
O primeiro e o segundo andares do prédio também já estão em atividade. Desde o ano passado, a Faculdade Ideau ocupa a estrutura para cursos de graduação e pós-graduação.
- Além de todos os benefícios que o prédio proporciona por ser de localização central, como facilidades com transporte público e acesso a lojas e pontos de alimentação, tem esse diferencial da relação forte com a cidade. Quase todo mundo que nos visita relata algum vínculo que a sua família teve com a estrutura e ficam felizes de ver ela ocupada novamente - relata Márcio José Rebelatto, diretor da Idau.
Os demais três andares do prédio estão concluídos internamente, com parte elétrica e hidráulica prontas. Com cerca de 1,2 mil metros quadrados cada um, eles são ideais para ambientes corporativos. Segundo a GCI Investimentos, já há interessados nos espaços.
Obras na 18 já começaram
Com a parte interna do edifício da Sinimbu praticamente pronta, as obras de revitalização agora partem para a área externa. Conforme João Luiz Michelin, executivo da GCI que acompanha a reestruturação desde o começo, os processos agora envolverão a recuperação da fachada e também a pintura externa.
- São procedimentos demorados, porque vamos preservar todo o estilo arquitetônico e também usar materiais utilizados na época da construção. Mesmo assim, a previsão de finalização é para 2016 - explica.
Outra fase que iniciou recentemente são as obras da Rua Os 18 do Forte, também dentro do complexo da antiga Eberle.
A revitalização nesse ponto prevê oito lojas de 96 m² cada. O projeto da 18 também tem previsão de conclusão para esse ano e promete movimentar o quarteirão como um todo.
Homenagem
Chamado popularmente como "prédio da antiga Eberle", a estrutura da Rua Sinimbu foi oficialmente batizada com nome semelhante ao que é conhecido. Ela recebeu o nome de Edifício Abramo Eberle, em homenagem ao fundador daquela que foi a maior indústria metalúrgica de Caxias na primeira metade do século XX.