Não tinha como ser diferente: depois de um 2015 desacelerado do início ao fim, o principal setor produtivo de Caxias fechou o ano com números alarmantes. O faturamento geral das indústrias da cidade caiu 28,90% no período em comparação a 2014. Se somarmos a queda daquele ano em relação a 2013 os danos crescem ainda mais e chegam a 40,7%. A oficialização desse cenário caótico veio nesta quinta-feira, em coletiva realizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) para a apresentação dos números.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
No mercado de trabalho, a soma de falta de pedidos e faturamento em queda também assusta: 9,2 mil vagas foram fechadas na indústria em 2015. Nos últimos dois anos, o saldo é de 14,5 mil postos encerrados. Conforme Odacir Conte, diretor executivo da entidade, esse foi o pior resultado (em faturamento e em geração de emprego) já registrado no setor desde o início dos levantamentos, em 1995.
- Estimamos que as flexibilizações de jornada de trabalho salvaram cerca de 1,4 mil vagas em 2015. Essa estratégia, atualmente, pode ser utilizada por no máximo seis meses do ano. Queremos ampliar esse período para que mais vagas sejam mantidas - antecipa Conte.
Os impactos da crise na indústria, lembrou o assessor de planejamento do Simecs, Rogério Gava, não são exclusivos de Caxias. De 2013 para 2015, a produção de caminhões caiu 61,2% no país e, a de ônibus, 52,2%.
- O problema não é somente os números, é a confiança. Estamos desconfiados da economia e o mundo todo está desconfiado da gente. Assim o consumidor não compra e o investidor não investe - avalia.
Apesar do cenário retraído e das perspectivas para o curto prazo serem pouco animadoras, Getulio Fonseca, presidente do Simecs, ressalta que o momento não é de ficar parado. Investir - especialmente em exportações - é uma das alternativas, aposta o executivo:
- Temos que lutar sempre. Aqui é Caxias: entrar em 2016 morto simplesmente não é nossa característica.
Queda livre
Indústria metalmecânica de Caxias fechou 14,5 mil vagas em dois anos
Levantamento do Simecs aponta queda de 28,90% no faturamento das empresas em 2015
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project