O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias entregou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2015 ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) na tarde desta quinta-feira.
A pauta foi aprovada pelos trabalhadores em assembleia realizada no último sábado. Os metalúrgicos defendem a manutenção de todos os direitos conquistados e avanços nas cláusulas sociais.
- Defendemos que os metalúrgicos tenham sua valorização assegurada, com um reajuste salarial que represente a reposição da inflação do período acrescida de um aumento real. No nosso entendimento o momento exige um esforço diferenciado das partes envolvidas no dissídio: trabalhadores e empresários. O índice deve ser construído com base no diálogo e entendimento de alto nível - destacou o presidente do sindicato, Assis Melo, ao entregar a pauta.
A data-base da categoria metalúrgica é 1º de junho. A pauta de reivindicações conta mais de 70 cláusulas, confira algumas:
- Reajuste que repõe a inflação acrescida de um aumento real
- Transporte gratuito
- Regulamentação da norma de que câmeras de vídeo não podem ser utilizadas para vigiar a produção ou como ameaça aos trabalhadores
- Assegurar 10 minutos de pausa no trabalho a cada 2 horas para descanso
- Lanche para o trabalhador estudante
- Flexibilização de horário para trabalhador estudante
- Licença-maternidade de 180 dias em todas as empresas metalúrgicas
- Medidas para acabar de vez com o assédio moral e o assédio sexual nas empresas
- Implantação da Lei do Vale-cultura
- Garantir a aplicação da NR 12 para garantir a segurança dos trabalhadores