Representantes do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Sindicato dos Trabalhadores e da América Latina Logística (ALL) se reuniram nesta segunda-feira para avaliar a possibilidade de uso da malha ferroviária de Vacaria no transporte de matéria-prima e produtos manufaturados para a indústria de Caxias do Sul.
Conforme o presidente do Simecs, Getúlio Fonseca, a América Latina Logística, que administra a rede ferroviária, fará um estudo de demanda e viabilidade de uso, assim como vai sugerir um local para instalação de um terminal de armazenamento.
A expectativa é que a integração entre o transporte ferroviário e rodoviário reduza entre 12% e 20% o custo das empresas com transporte.
A rede ferroviária passa pelo centro e região sudeste do país e liga Vacaria a Uruguaiana, ao Porto de Rio Grande, ao Porto de São Francisco do Sul (Santa Catarina), e ao Porto de Paranaguá (Paraná). Por ela, são transportados grãos, em duas viagens de ida e volta por dia.
Economia
Rede Ferroviária de Vacaria poderá atender indústria de Caxias do Sul
Redução no custo do transporte de cargas pode chegar a 20%
GZH faz parte do The Trust Project