Apesar de a economia caxiense ter sofrido retração de -7,3% no ano passado, conforme dados da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a cidade registrou crescimento no número de empresas em relação a 2013. Foram abertas 4.168 empresas em 2014, enquanto fecharam 1.449. A média de pedidos de abertura foi de 347 ao mês, contra 120 pedidos/mês de fechamento. Do total de 63.725 cadastros, 14.163 são de empreendedores individuais, geralmente prestadores de serviços, como cabeleireiros, confeiteiros e costureiras.
Conforme o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de Caxias do Sul, Francisco Spiandorello, os serviços e o comércio foram os setores que mais atraíram os novos empreendedores.
- Muitos empregados que foram demitidos das grandes indústrias da cidade aproveitaram os recursos da rescisão e a falta de oportunidades no mercado de trabalho, para abrir o próprio negócio. Ainda há um grande número de trabalhadores que saíram da informalidade e se tornaram empreendedores individuais - destaca.
O setor de serviços responde por 52,96% da economia caxiense. A indústria é responsável por 48,82% e o setor de agronegócios por 1,22% da economia. Caxias do Sul é responsável por 6% do PIB estadual e é a 26ª cidade do país em número de empresas.