O cálculo da tarifa do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul apontou reajuste para R$ 3,11 a partir de 1º de janeiro. O valor foi calculado com base na planilha criada pela Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes, e utilizada em todo o país.
Ao todo, são levados em conta mais de 100 itens que impactam na operação do sistema. Entre esses itens estão o aumento da vida útil dos pneus e a redução de impostos sobre a folha de pagamento, o que causa um impacto menor na nova tarifa. Esses dois fatores foram considerados no cálculo deste ano a pedido do Ministério Público e do Tribunal de Contas.
As tarifas são calculadas apenas com base no mercado, mas o novo valor representa 13% de aumento, índice um pouco superior para inflação acumulada de 2013 até o mês passado, que é de 11,8%.
O cálculo chegou a esse número porque não houve aumento nas tarifas neste ano, após os protestos de 2013. Em contrapartida, a prefeitura concedeu à Visate isenção do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), e da taxa administrativa que a empresa paga ao Executivo. A isenção vale até dezembro de 2016.
Agora, o valor volta a ser corrigido, mas segundo o Secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, as isenções foram consideradas. Caso contrário, o índice poderia ser maior.
- Se nós não tivéssemos a isenção de impostos, o ISSQN era 2%. Esses 2% aumentam na conta, linearmente, porque eram sobre o faturamento. Então em vez de ter um aumento de 13% de aumento em dois anos, teríamos quase 16% - explica Marrachinho.
O novo valor será votado pelo Conselho Municipal de Trânsito em reunião que será realizada segunda-feira. Depois, o prefeito Alceu Barbosa Velho precisa aprovar o valor, que ainda pode ser modificado.